Foto de arquivo
Foto de arquivo

As ações de protesto dos assistentes operacionais da Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo foram canceladas depois de a administração ter garantido a resolução dos problemas com a atualização de carreiras, disse à Lusa fonte sindical.

“Saímos da reunião com o compromisso da administração que, o mais tardar até ao final do primeiro semestre deste ano, todo o processo estava concluído”, disse à Lusa Rodrigo Rodrigues, do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, depois de um encontro com o conselho de administração da ULS.

Rodrigo Rodrigues recordou que entre as reivindicações dos trabalhadores estava a transição de assistentes operacionais para a carreira de técnico auxiliar de saúde (TAS) e a questão da antiguidade dos trabalhadores, com mais de 30 anos de função pública, que deveriam ter subido uma posição remuneratória em janeiro de 2023 e outra em janeiro de 2024, “para se distanciarem do salário mínimo”.

A reunião entre o sindicato e a administração da ULS foi agendada depois de mais de uma centena de assistentes operacionais da ULS Médio Tejo, que agrega os cuidados de saúde primários e hospitalares de 10 municípios do distrito de Santarém, se ter manifestado em 30 de abril em frente ao Hospital de Torres Novas, no âmbito de uma greve de 24 horas para reivindicar a atualização da categoria profissional.

“Se a questão ficar resolvida, esta luta estará encerrada”, salientou o sindicalista.

Contactada no dia da greve, a ULS Médio Tejo indicou que “a maioria das questões suscitadas no pré-aviso de greve encontra-se resolvida ou em vias de resolução num curto espaço de tempo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Só Coruche e Sardoal escapam ao recolher obrigatório às 13h00 no fim-de-semana

Os concelhos de Coruche e Sardoal são os únicos, no Distrito de…

Hospital de Santarém no limite da capacidade de internamento de doentes covid

O Hospital Distrital de Santarém atingiu o limite da sua capacidade prevista…

Tratamento do cancro da mama no HDS novamente reconhecido a nível internacional

A Unidade de Senologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) viu renovada…

Hospital de Santarém esgotou capacidade de internamento em enfermaria

O Hospital de Santarém esgotou a capacidade de internamento em enfermaria para…