A Associação de Vizinhos de Marvila apresentou-se à comunidade numa sessão realizada no passado sábado, dia 06 de Janeiro, na pastelaria Bijou 3 em Santarém.

Nesta assembleia, a organização apresentou publicamente a sua estratégia de intervenção em prol do desenvolvimento social, cultural e urbanístico dessa zona da cidade de Santarém, vincando o seu distanciamento político.

A Associação defende um conjunto de propostas que visam “melhorar a qualidade de vida” nesta zona da cidade de Santarém, como sejam o ajardinamento e construção de um Centro de Convívio na Av. Madre Andaluz, a municipalização do Centro de Juventude, ou a construção de um miradouro sobre a Lezíria.   

A Associação de Vizinhos de Marvila é presidida por Ludgero Mendes, sendo que o responsável distrital da Ordem dos Engenheiros, João Carvalho, ocupa a vice-presidência.

Nas palavras de Ludgero Mendes, o grande objectivo da Associação é cooperar com o tecido associativo e com as entidades públicas, nomeadamente com a Câmara e a União de Freguesias da Cidade de Santarém em tudo o que possa valorizar o núcleo urbano da antiga freguesia de Marvila.

Dizendo que esta associação nasce “exclusivamente da vontade popular”, Ludgero Mendes diz que o que a move é, somente, “transformar a zona num local aprazível”: “não há qualquer relação partidária”, garante.

“Fizemos questão de reunir todos os quadrantes políticos. Nós queremos ajudar a que o próprio executivo possa perceber as necessidades que cada um dos bairros ou ruas têm, e que se possa trabalhar em conjunto para chegar a soluções. Queremos ser sempre uma ajuda”, afirmou.

No plano de actividades está prevista a realização de reuniões e convívios, tendencialmente em espaços públicos, acções de sensibilização sobre boas práticas de vizinhanças ou acções de manutenção e limpeza no espaço público.

Propõe-se, ainda, deixar alertas e pedidos de intervenção no que concerne à segurança rodoviária, preservação dos espaços verdes, realização de debates e colóquios, bem como definir rotas e caminhos temáticos para uso da população, entre outras iniciativas.

A reunião contou com a participação do Bispo de Santarém, D. José Traquina, que deixou algumas palavras de encorajamento e pedagogia a favor dos outros e enalteceu a prática de vizinhança e apoiou as iniciativas desta Associação de Vizinhos.

O evento incluiu ainda um momento de animação musical com o fadista João Chora, acompanhado à guitarra por pedro Amendoeira.

Leia também...

Três mortos e dois feridos graves em acidente no IC2

Uma das viaturas acabou por capotar para uma ravina de três a quatro metros de altura.

Biblioteca Municipal de Sardoal recebe exposição sobre o Holocausto

A Biblioteca Municipal de Sardoal vai receber, de 22 de Janeiro a…

Paraquedista ferido com gravidade em queda

Na zona de Martinchel, no concelho de Abrantes.

Pesar pelo falecimento de Rogério Coito

Faleceu hoje, dia 5 de Março, aos 84 anos de idade, Rogério…