A Associação Salgueiro Maia (ASM) assinalou hoje, dia 1 de Julho, o 76º aniversário sobre o nascimento do Capitão de Abril, com um programa que inclui homenagens em Santarém e Castelo de Vide, sua terra natal.

As comemorações tiveram início às 11h30, com a deposição de uma coroa de flores junto à estátua de Salgueiro Maia em Santarém, seguida de um almoço de confraternização.

Pelas 14h00, a comitiva parte para Castelo de Vide, onde, pelas 16h30, será depositada uma coroa de flores e uma moldura / cofre contendo uma cópia do Relatório da Operação Fim de Regime na campa rasa do militar, no cemitério local.

Município de Santarém disponibiliza edifício para a instalação da sede da Associação

O Município de Santarém e a Associação Salgueiro Maia (ASM) assinaram um protocolo de cedência de instalações na Ex-Escola Prática de Cavalaria (EPC), numa sessão que teve lugar esta terça-feira, 30 de Junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Cristina Casanova Martins, vereadora da Câmara Municipal de Santarém com o pelouro do Património, João Silva, presidente da ASM, Luís Carvalho, secretário da ASM, e João Caldeira, tesoureiro da ASM, rubricaram este acordo que permite à Associação instalar a sua sede na antiga Escola Prática de Cavalaria, para perpetuar “Salgueiro Maia e o Espírito de Abril”, bem como “contribuir para a defesa e promoção dos interesses dos seus associados em tudo quanto respeita à prestação de cuidados de saúde e de apoio social”. Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, Natércia Salgueiro Maia, mulher do Capitão Sagueiro Maia, e Maria de Lurdes Asseiro, também marcaram presença nesta cerimónia.

O Município cede as instalações do Pédio Militar n.º 3, da Ex-EPC de Santarém, por um período de 10 anos, “renovável automaticamente por iguais períodos, se não for denunciado por nenhuma das partes”.

A Associação Salgueiro Maia entregou um exemplar do seu livro “Relatório da Operação “Fim-Regime”” a Cristina Casanova Martins, que teve uma edição limitada a 25 exemplares, onde é descrita toda a operação da Revolução do 25 de Abril de 1974.

Leia também...

PSP e GNR vão controlar excesso de velocidade em operação conjunta

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), GNR e PSP realizam, a…

Salvaterra de Magos dinamiza 6ª Edição do Concurso de Montras de Natal

Cerca de uma centena de estabelecimentos comerciais do Concelho de Salvaterra de…

“Estamos certos deste ser um dos maiores eventos mundiais de ginástica de trampolins”

A ScalabisCup, competição internacional de trampolim, DMT e tumbling, trouxe na sua…

Portugal com número recorde de 3270 novos casos

Portugal regista hoje 3.270 novos casos de infecção com o novo coronavírus,…