A sessão de encerramento do projecto “+ Acesso para Todos – Por Comunidades Mais Inclusivas”, da Associação Salvador, teve lugar quinta-feira, 29 de Junho, pelas 10h30, na Casa do Brasil. Uma sessão que serviu para a apresentação dos resultados do projecto no concelho de Santarém, das acções de sensibilização junto das escolas e da comunidade local, que terminou com um momento de partilha e de debate sobre o problema das acessibilidades.  

João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Joana Gorgueira, gestora do Projecto “+Acesso para Todos”, Margarida da Franca, directora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Cataria Pires, chefe da Divisão de Planeamento e Projectos da CMS, debateram o tema das acessibilidades no concelho de Santarém e da falta de quadros comunitários de apoio para executar os trabalhos de adaptação dos equipamentos públicos às necessidades das pessoas com mobilidade reduzida.  

“Nós, Câmara Municipal, somos investidores sociais e mobilizámos um conjunto de parceiros, como a APPACDM do Vale de Santarém que tem feito um trabalho notável a vários níveis e na área da educação em concreto, onde a palavra acessibilidade está sempre presente no nosso quotidiano”, considerou João Leite, vice-presidente da CMS. 

“São utentes que necessitam de uma atenção redobrada, onde o tema acessibilidade é transversal e multidisciplinar. A Santa Casa da Misericórdia de Pernes é outra das instituições de relevo e da maior importância do nosso Concelho. Está a construir valências muito importantes”, acrescentou.  

O autarca lembrou ainda o “Projecto Rampa” que permitiu fazer um diagnóstico do Concelho, “para sabermos onde tínhamos que intervir de modo a permitir a acessibilidade”. 

Para promover a inclusão social das pessoas com deficiência motora, a Associação Salvador desenvolve projectos que respondem às necessidades das pessoas com deficiência motora.  Desenvolvem-se em três áreas de actuação: conhecimento, através do incentivo à investigação, da partilha de informação e da criação de redes de cooperação; integração, com a promoção da qualidade de vida, apoio ao emprego, eventos inclusivos, desporto adaptado e mais actividades que incentivem a uma presença activa na sociedade; e sensibilização, apostando em acções que sensibilizam para o respeito da diferença e da igualdade de oportunidades, campanhas de prevenção rodoviária e sensibilizando para o cumprimento da Lei das Acessibilidades.  

Leia também...

Colisão entre ligeiro e pesado provoca um ferido no acesso ao IC10

Em Almeirim.

Depois de Santarém, Ourém avançacom sistema de videovigilância

À semelhança do que aconteceu recentemente em Santarém, também a Câmara de…

Santarém aprova acordo de colaboração com promotores de projecto do aeroporto

A Câmara de Santarém aprovou um “acordo de colaboração e parceria” com…

Nersant e Ourém promovem boas práticas sociais e ambientais

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e o Município…