“A circulação rodoviária e pedonal na área urbana da antiga Freguesia de Marvila” é o tema de mais um “À Conversa sobre…”, este sábado, 13 de Abril, às 15h00, no ‘Café Rufa’, no Sacapeito, promovido pela Associação de Vizinhos de Marvila. A moderação estará a cargo de Celso Braz e João Carvalho.

Em cima da mesa estarão temas como a mobilidade e segurança, iluminação pública, localização das passadeiras, sinalização semafórica e estacionamento naquela zona do planalto da cidade de Santarém.

A Associação de Vizinhos de Marvila apresentou-se à comunidade numa sessão realizada a 6 de Janeiro, na pastelaria Bijou 3, em Santarém.

Nessa assembleia, a organização apresentou publicamente a sua estratégia de intervenção em prol do desenvolvimento social, cultural e urbanístico dessa zona da cidade de Santarém, vincando o seu distanciamento político.

A Associação defende um conjunto de propostas que visam “melhorar a qualidade de vida” nesta zona da cidade de Santarém, como sejam o ajardinamento e construção de um Centro de Convívio na Av. Madre Andaluz, a municipalização do Centro de Juventude, ou a construção de um miradouro sobre a Lezíria.  

A Associação de Vizinhos de Marvila é presidida por Ludgero Mendes, sendo que o responsável distrital da Ordem dos Engenheiros, João Carvalho, ocupa a vice-presidência.

Nas palavras de Ludgero Mendes, o grande objectivo da Associação é cooperar com o tecido associativo e com as entidades públicas, nomeadamente com a Câmara e a União de Freguesias da Cidade de Santarém em tudo o que possa valorizar o núcleo urbano da antiga freguesia de Marvila.

Dizendo que esta associação nasce “exclusivamente da vontade popular”, Ludgero Mendes diz que o que a move é, somente, “transformar a zona num local aprazível”: “não há qualquer relação partidária”, garante.

“Fizemos questão de reunir todos os quadrantes políticos. Nós queremos ajudar a que o próprio executivo possa perceber as necessidades que cada um dos bairros ou ruas têm, e que se possa trabalhar em conjunto para chegar a soluções. Queremos ser sempre uma ajuda”, afirmou.

No plano de actividades está prevista a realização de reuniões e convívios, tendencialmente em espaços públicos, acções de sensibilização sobre boas práticas de vizinhanças ou acções de manutenção e limpeza no espaço público.

Propõe-se, ainda, deixar alertas e pedidos de intervenção no que concerne à segurança rodoviária, preservação dos espaços verdes, realização de debates e colóquios, bem como definir rotas e caminhos temáticos para uso da população, entre outras iniciativas.

A associação pede a todos os cidadãos uma “intervenção activa na comunidade” e apelam à comparência no debate do próximo sábado, às 15h00, no ‘Café Rufa’, em Santarém.

Leia também...

GNR realiza operação de segurança durante a Feira Nacional do Cavalo

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Comando Territorial de Santarém irá realizar, entre os dias 3 e 12 de novembro, uma operação de…

Exposição 100×100 reúne obras de 44 artistas em Torres Novas

A terceira edição do projecto da exposição coletiva de pintura 100X100 vai estar patente de 9 de Setembro a 11 de Novembro, na Praça…

Arrouquelas inaugurou Centro Interpretativo das Tradições e Rota do Azeite

A freguesia de Arrouquelas conta com um novo espaço dedicado à preservação e divulgação da sua identidade cultural: o Centro Interpretativo das Tradições e…

Tribunal de Santarém absolve 14 pessoas e uma empresa do crime de associação criminosa

O Tribunal de Santarém absolveu hoje 14 pessoas e uma empresa da prática dos crimes de burla e associação criminosa, apesar de dar como…