“A circulação rodoviária e pedonal na área urbana da antiga Freguesia de Marvila” é o tema de mais um “À Conversa sobre…”, este sábado, 13 de Abril, às 15h00, no ‘Café Rufa’, no Sacapeito, promovido pela Associação de Vizinhos de Marvila. A moderação estará a cargo de Celso Braz e João Carvalho.

Em cima da mesa estarão temas como a mobilidade e segurança, iluminação pública, localização das passadeiras, sinalização semafórica e estacionamento naquela zona do planalto da cidade de Santarém.

A Associação de Vizinhos de Marvila apresentou-se à comunidade numa sessão realizada a 6 de Janeiro, na pastelaria Bijou 3, em Santarém.

Nessa assembleia, a organização apresentou publicamente a sua estratégia de intervenção em prol do desenvolvimento social, cultural e urbanístico dessa zona da cidade de Santarém, vincando o seu distanciamento político.

A Associação defende um conjunto de propostas que visam “melhorar a qualidade de vida” nesta zona da cidade de Santarém, como sejam o ajardinamento e construção de um Centro de Convívio na Av. Madre Andaluz, a municipalização do Centro de Juventude, ou a construção de um miradouro sobre a Lezíria.  

A Associação de Vizinhos de Marvila é presidida por Ludgero Mendes, sendo que o responsável distrital da Ordem dos Engenheiros, João Carvalho, ocupa a vice-presidência.

Nas palavras de Ludgero Mendes, o grande objectivo da Associação é cooperar com o tecido associativo e com as entidades públicas, nomeadamente com a Câmara e a União de Freguesias da Cidade de Santarém em tudo o que possa valorizar o núcleo urbano da antiga freguesia de Marvila.

Dizendo que esta associação nasce “exclusivamente da vontade popular”, Ludgero Mendes diz que o que a move é, somente, “transformar a zona num local aprazível”: “não há qualquer relação partidária”, garante.

“Fizemos questão de reunir todos os quadrantes políticos. Nós queremos ajudar a que o próprio executivo possa perceber as necessidades que cada um dos bairros ou ruas têm, e que se possa trabalhar em conjunto para chegar a soluções. Queremos ser sempre uma ajuda”, afirmou.

No plano de actividades está prevista a realização de reuniões e convívios, tendencialmente em espaços públicos, acções de sensibilização sobre boas práticas de vizinhanças ou acções de manutenção e limpeza no espaço público.

Propõe-se, ainda, deixar alertas e pedidos de intervenção no que concerne à segurança rodoviária, preservação dos espaços verdes, realização de debates e colóquios, bem como definir rotas e caminhos temáticos para uso da população, entre outras iniciativas.

A associação pede a todos os cidadãos uma “intervenção activa na comunidade” e apelam à comparência no debate do próximo sábado, às 15h00, no ‘Café Rufa’, em Santarém.

Leia também...

Morreu Luísa Novo Vaz, provedora da Misericórdia de Viana do Castelo

Natural de Santarém.
Foto ilustrativa

Presos preventivamente dois suspeitos de sequestro e roubo no Entroncamento

Dois homens ficaram presos preventivamente depois de terem sido detidos, um em…

Mestre José Silva Matos homenageado em Rio Maior

A Associação Judo Santarém – AJDS e a Casa do Povo de…

Maria Tomé e Tiago Fonseca campeões nacionais de triatlo

Maria Tomé e Tiago Fonseca, atletas do Clube de Natação de Torres…