A Confederação Portuguesa das Associação de Defesa do Ambiente (CPADA) e a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA) exigiram a identificação e responsabilização dos responsáveis pela “execução brutal” de 540 animais na Azambuja.

A CPADA e a LPDA “repudiam veementemente a acção de abate massivo de veados e javalis na Herdade da Torre Bela” no passado fim de semana e pedem que quem autorizou ou não impediu a sua ocorrência seja também identificado.

As entidades dizem em comunicado conjunto “não aceitar o desrespeito descarado pelos direitos consignados na legislação, sem que sejam encontrados e responsabilizados os responsáveis por esta atrocidade”.

De acordo com a CPADA e a LPDA Foram desflorestados mais de 600 hectares de floresta, no âmbito de um projeto de energias renováveis, que servia de habitat a extensas populações de animais, incluindo veados e javalis, que ficaram sem abrigo e pasto para se alimentarem.

A CPADA e a LPDA afirmam não compreender “que uma acção de destruição do coberto vegetal desta envergadura possa ocorrer em plena consulta pública que só termina a 20 de Janeiro” e acrescentam que isso “arrasta consigo actos de vandalismo sobre as comunidades animais, quando não é acautelada a transferência das suas populações para outros locais apropriados”.

“Não existem alternativas para percorrer o caminho da neutralidade carbónica, que possam garantir a preservação dos ecossistemas existentes, os direitos dos animais e o cumprimento da legislação nacional?”, questionam no comunicado.

Na segunda-feira, o Instituto da Conservação da Natureza abriu um processo para averiguar junto da Zona de Caça Turística de Torre Bela, concessionada à Sociedade Agrícola da Quinta da Visitação, SAG, Lda., “os factos ocorridos e eventuais ilícitos” relacionados com estes abates.

O jornal ‘online’ O Fundamental divulgou no domingo que 540 animais, a maioria veados e javalis, foram abatidos numa montaria nos últimos dias.

O abate, segundo o jornal, será sido “publicitado” nas redes sociais “por alguns dos 16 ‘caçadores’ que terão participado” na iniciativa.

Leia também...

Inaugurada Loja do Cidadão em Abrantes com 48 funcionários

A Loja do Cidadão de Abrantes foi hoje inaugurada pela ministra da Presidência, 20 anos depois da abertura da primeira loja do género no…

População do distrito de Santarém recebe avisos da Proteção Civil por sms

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) começou hoje de manhã a enviar mensagens escritas por telemóvel (SMS) à população com conselhos…

Trabalhador morre em acidente de trabalho na Resitejo

Um funcionário de 51 anos de idade morreu na noite da passada segunda-feira, 27 de Janeiro, na sequência de uma acidente de trabalho na…

Autarquia da Chamusca sensibiliza munícipes a ficar em casa

A Câmara Municipal da Chamusca anunciou o lançamento de uma campanha para sensibilizar os cidadãos a ficar em casa e protegerem a família do…