A Confederação Portuguesa das Associação de Defesa do Ambiente (CPADA) e a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA) exigiram a identificação e responsabilização dos responsáveis pela “execução brutal” de 540 animais na Azambuja.

A CPADA e a LPDA “repudiam veementemente a acção de abate massivo de veados e javalis na Herdade da Torre Bela” no passado fim de semana e pedem que quem autorizou ou não impediu a sua ocorrência seja também identificado.

As entidades dizem em comunicado conjunto “não aceitar o desrespeito descarado pelos direitos consignados na legislação, sem que sejam encontrados e responsabilizados os responsáveis por esta atrocidade”.

De acordo com a CPADA e a LPDA Foram desflorestados mais de 600 hectares de floresta, no âmbito de um projeto de energias renováveis, que servia de habitat a extensas populações de animais, incluindo veados e javalis, que ficaram sem abrigo e pasto para se alimentarem.

A CPADA e a LPDA afirmam não compreender “que uma acção de destruição do coberto vegetal desta envergadura possa ocorrer em plena consulta pública que só termina a 20 de Janeiro” e acrescentam que isso “arrasta consigo actos de vandalismo sobre as comunidades animais, quando não é acautelada a transferência das suas populações para outros locais apropriados”.

“Não existem alternativas para percorrer o caminho da neutralidade carbónica, que possam garantir a preservação dos ecossistemas existentes, os direitos dos animais e o cumprimento da legislação nacional?”, questionam no comunicado.

Na segunda-feira, o Instituto da Conservação da Natureza abriu um processo para averiguar junto da Zona de Caça Turística de Torre Bela, concessionada à Sociedade Agrícola da Quinta da Visitação, SAG, Lda., “os factos ocorridos e eventuais ilícitos” relacionados com estes abates.

O jornal ‘online’ O Fundamental divulgou no domingo que 540 animais, a maioria veados e javalis, foram abatidos numa montaria nos últimos dias.

O abate, segundo o jornal, será sido “publicitado” nas redes sociais “por alguns dos 16 ‘caçadores’ que terão participado” na iniciativa.

Leia também...

Coimas de uso do telemóvel ao volante agravadas em cerca de 50 por cento

O uso do telemóvel durante a condução vai passar a ter uma coima entre os 250 e os 1250 euros, segundo as alterações ao…

Sede do HC ‘Os Tigres’ e Refeitório da Câmara de Almeirim alvo de assalto nas últimas noites

A sede do Hóquei Clube ‘Os Tigres’ e o refeitório da Câmara Municipal de Almeirim, situado na zona industrial da cidade, foram alvo de…

Prisão preventiva para autores de roubo a casa de câmbio em Santarém

O Ministério Público de Santarém aplicou a medida de coacção de prisão preventiva a dois homens, um nacionalidade brasileira e outro com dupla nacionalidade…

Buscas na Câmara e nos Bombeiros de Coruche por causa de pagamentos a voluntários

A Polícia Judiciária (PJ) fez buscas na quinta-feira, 20 de Fevereiro, na Câmara e nos Bombeiros Municipais de Coruche, no âmbito de uma acção…