Associações e instituições de Santarém juntam-se para dedicar Março ao teatro

Dezassete associações culturais e 22 instituições do concelho de Santarém promovem, ao longo do mês de Março, perto de duas dezenas de iniciativas no âmbito das “comemorações mundiais do teatro”, envolvendo mais de 250 pessoas.

A programação arranca no próximo sábado com o espectáculo “Coisinha Sexy”, de Paulo Patrício, na Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém, estando marcada para domingo à tarde a inauguração da exposição “Teatro Nosso Carnaval” e desfile carnavalesco no percurso que liga os vários cafés da freguesia de Vale de Figueira.

Para dia 15 de Março de manhã está agendada a apresentação do resultado do projecto “Animação Teatral em Contexto Prisional”, realizado no Estabelecimento Prisional de Alcoentre, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESES/IPS), a decorrer no Salão Nobre do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana, afirma uma nota de divulgação da iniciativa.

No dia seguinte, o Centro de Interpretação Teatral e Animação da Romeira apresenta, no Teatro Taborda, do Círculo Cultural Scalabitano (CCS), a peça “Médico à Força”, realizando-se no domingo, dia 17, à tarde, no Fórum Actor Mário Viegas (do Centro Cultural Regional de Santarém), o espectáculo “Uma Amiga Preciosa”, pelo Centro Dramático Bernardo Santareno.

A Associação de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) de Santarém recebe, dia 18, nas suas instalações, a oficina de criação de adereços teatrais e demonstração “Scalabitanus”.

Para dia 21 está marcado um debate sobre a situação dos criadores teatrais, seguido de tertúlia, na sede da SRO – Sociedade Recreativa Operária, no Palácio Landal, orientado pela Associação Cultural FITIJ.

O curso profissional de Artes do Espectáculo – Interpretação, da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado apresenta, dia 22 à tarde, na escola, um exercício académico de “Dramatização de Poemas de Bertold Brecht”.

Para sábado, dia 23, estão previstas iniciativas que começam de manhã na Livraria Aqui Há Gato, com “Teatro de Fantoches”, pela Aqui há Gato – Companhia de Teatro, e incluem a exibição das peças “A Sopa Juliana”, pelo Grupo Cénico da Sociedade Musical União Pernense Música Nova, em Pernes (espectáculo que repete no dia seguinte à tarde), e “Adeus Pessoa”, pelo Centro Dramático Bernardo Santareno, na Sociedade Recreio Educativa da Romeira.

Dia 26, a Biblioteca da Escola Secundária Sá da Bandeira recebe a peça “Vida e Obra de Bernardo Santareno”, pelo Centro Dramático Bernardo Santareno, num dia em que a SRO dedica a sua iniciativa “Diálogos na Comunidade”, que desenvolve em parceria com rádio RCA Ribatejo, às “Comemorações do Teatro em Santarém”.

No dia mundial do teatro, 27 de Março, os resultados do projecto desenvolvido pela ESES/IPS no estabelecimento prisional de Alcoentre têm nova apresentação, desta vez na assembleia de investigadores promovida pelo Centro de Investigação Professor Veríssimo Serrão, ao final da tarde, realizando-se, à noite, “Malabarismos de Rua”, pelos Human’Art – Artes de Circo, junto ao Círculo Cultural Scalabitano, onde, meia hora depois, começa o espectáculo “Adeus Pessoa”, pelo Centro Dramático Bernardo Santareno.

A programação prossegue dia 28 à noite com a apresentação de “Branco, Vermelho e Preto – 35 Anos Depois”, pelo Veto Teatro Oficina, no Teatro Taborda, encerrando dia 29 com “Quadros de Revista à Portuguesa”, pelo Grupo de Teatro da UTIS, na SRO.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS