João Nuno Batista, de apenas 15 anos e atleta do Clube de Natação de Torres Novas, sagrou-se vice-campeão mundo de triatlo em juniores na prova que foi disputada este sábado, 6 de Novembro, em Quarteira.

O atleta de Torres Novas foi o mais novo em prova e só foi ultrapassado pelo espanhol Igor Bellido. João Nuno Batista seguiu as pisadas do irmão mais velho Ricardo Batista, que em 2019 conquistou o título de campeão do mundo na mesma categoria.

O atleta torrejano saiu da água (750m/natação) em 4º lugar, integrou um grupo de ciclismo (20kms) com os principais favoritos, saindo para a corrida (5 kms) no 15ºlugar. O espanhol Igor Bellido isolou-se no comando logo na 1ª volta, mas João Nuno Batista foi conquistando posições, terminado ao sprint a disputa pela medalha de prata.

No final da prova, João Nuno Batista salientou a que tinha uma “concorrência fortíssima”, acrescentando que “sonhava com o pódio, mas foi muito bom, nem sei explicar. O meu irmão foi campeão do mundo há dois anos e eu não estava à espera de fazer uma prova tão boa. Correu bem, foi bom”.

PUBLICIDADE

“Na natação, caí na areia, mas fiz um percurso consistente. Fiz uma transição razoável para a bicicleta, formou-se um grande grupo e entrei a meio para a corrida, em que dei tudo o que tinha. Dei tudo até ao final e deu resultado”, conclui.

Nesta prova estiveram presentes mais dois atletas torrejanos, Gustavo do Canto que se classificou na 36ª posição, e Pedro Afonso Razões na 44ª posição, que demonstraram também que integram um grupo de trabalho liderado pelo técnico torrejano Paulo Antunes, com grande capacidade de trabalho, que unidos pela amizade faz toda a diferença no dia-a-dia.

O técnico Paulo Antunes explica que “à partida só tínhamos a certeza que o trabalho realizado nos ‘bastidores’ tinha sido executado e dava-me garantias de um bom resultado para estes três ainda muito jovens triatletas torrejanos”.

TAÇA DA EUROPA DE TRIATLO EM ELITES

Para além da prova do campeonato do mundo de juniores, disputou-se a Taça da Europa de Triatlo em Elites, e em simultâneo o Campeonato do Mediterrânio, no formato de distância olímpica (1500m/natação, 40kms/ciclismo e 10kms/corrida).

Estiveram em acção mais três atletas torrejanos, Abel Afonso (Júnior) que alcançou o 45º lugar e Guilherme Pires o 52ºlugar, enquanto no sector feminino, Joana Miranda foi 26ª classificada.

PUBLICIDADE
Leia também...

Atleta do Santarém Basket Clube morre aos 13 anos de idade

Henrique Francisco, atleta do Santarém Basket Clube, faleceu no passado domingo, 11…

Benfica do Ribatejo incrédulo com decisão da Associação de Futebol de Santarém

O Grupo Desportivo de Benfica do Ribatejo está incrédulo com a resposta…

Árbitro ribatejano apita jogo entre Estrela da Amadora e SL Benfica

João Bento, árbitro da Associação de Futebol de Santarém, vai apitar o…

A festa dos adeptos do Sporting em Almeirim (C/FOTOS)

O Sporting Clube de Portugal sagrou-se campeão nacional, na noite do passado…