Mafalda Rosa, Tiago Campos, Cátia Agostinho e Martim Carvalho, jovens naturais de Rio Maior e atletas do Clube de Natação de Rio Maior, são atletas de reconhecido mérito que integram as selecções nacionais de águas abertas.

Recentemente, a comitiva portuguesa presente no Open de Espanha, em Banyoles (Girona), contou com os nadadores Mafalda Rosa, Cátia Agostinho e Martim Carvalho, a representar o Clube de Natação de Rio Maior, tendo Mafalda Rosa alcançado o quinto lugar individual na prova dos 7.5 km. A Malfada integrou ainda a estafeta portuguesa classificada em segundo lugar na prova dos 4 x 1.250 m.

Na prova de 10 km da FINA, a Marathon Swimming World Series, realizada recentemente em Setúbal, destacou-se o Tiago Campos, que alcançou o 13.º lugar, com o tempo de 1:36,30, enquanto Cátia Agostinho ficou no 19.º lugar. Numa outra prova, na Copa da Andaluzia, em Espanha, Cátia Agostinho foi a vencedora dos 7,5 Kms, em representação da Seleção Nacional de Águas Abertas.

Ainda este ano, Mafalda Rosa e Tiago Campos, participaram na Taça LEN em Brive, França, ao serviço da Selecção Nacional Absoluta. O destaque foi para Mafalda Rosa, a qual, na sua primeira prova de 10 km da Taça da Europa em Elites, alcançou o 10.º lugar, numa competição onde participaram cerca de 80 nadadoras, entre os quais a campeã olímpica e o campeão do mundo.

Também muito recentemente, em Portimão, no Campeonato Nacional Águas Abertas, Tiago Campos e Mafalda Rosa sagraram-se campeões nacionais em 10 km e 7.5 km, respectivamente. Nesta prova, Martim Carvalho foi campeão nacional nos 5 Kms e Cátia Agostinho foi vice-campeã.

Já neste mês de Julho, o Tiago Campos participou no Campeonato do Mundo de Águas Abertas, em Gwangju (Coreia do Sul), alcançando um 38.º lugar nos 5 Kms e um 49.º lugar nos 10 kms. Tiago teve a sua primeira experiência entre a elite internacional, estando no primeiro ano de sénior, ainda com esperanças de numa prova a acontecer no mês de Maio do próximo ano, no Japão, de alcançar um lugar que lhe dê acesso aos Jogos Olímpicos.

Estes jovens são oriundos de uma geração de atletas que prestigiam Rio Maior no desporto nacional e internacional, reflexo de um trabalho coordenado entre a Federação Portuguesa de Natação, o Rio Maior Sports Centre, o Clube de Natação de Rio Maior e a Escola Municipal de Natação de Rio Maior.

Os bons resultados têm ocorrido com regularidade nos últimos meses, deixando antever a ascensão destes atletas aos grupos de elite. Os campeonatos nacionais, europeus e mundiais, assim como os Jogos Olímpicos constam já nas suas agendas de preparação.

Leia também...

500 crianças reúnem-se em congresso científico em Alcanede

500 congressistas “de palmo e meio” vão participar, na próxima terça-feira, 8 de Outubro, em Alcanede, num congresso científico em que crianças dos 5…

Funeral de Isidro Mena Esteves marcado para esta segunda-feira em Azóia de Cima

O funeral do antigo presidente da Junta de Freguesia de Azóia de Cima, Isidro Mena Esteves, realiza-se na tarde desta segunda-feira, dia 1 de…

Azambuja distribui 1200 máscaras pela população mais desfavorecida

O município de Azambuja vai distribuir 1200 máscaras cirúrgicas pela população mais idosa e desfavorecida do concelho, no âmbito das medidas de protecção contra…

“O Património escalabitano foi campeão da ruína”

O historiador Vítor Serrão foi o orador convidado da terceira conferência do ciclo “Os Historiadores de Santarém, organizado pela Associação de Estudo e Defesa…