Depois de semanas a registar menos de 10 casos positivos de Covid-19, o concelho de Santarém encontra-se agora em alerta com o nível de incidência cumulativa a 14 dias a atingir os 80, o que obriga as autoridades ao aumento das testagem da população.

O limite deste indicador para o concelho de Santarém é de 69, e os 42 casos positivos de Covid-19 elevaram a incidência cumulativa a 14 dias para 80, depois de confirmados sete novos casos durante o dia de ontem, 31 de Maio.

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, pede cuidados redobrados à população e lamenta que alguns actos irreflectidos tenham provocado a situação.

PUBLICIDADE

“Actos irrefletidos e menos responsáveis fizeram aumentar os casos positivos em Santarém. É lamentável que, neste caso específico, o descuido de uns, coloque em causa o esforço de todos. A situação exige medidas, e está a ser acompanhada de perto pelas entidades competentes ACES Saúde Pública, PSP e PC”, assinala o autarca.

“Depende de todos nós cumprir as regras em vigor e fazer com que os números se mantenham baixos no nosso concelho. Peço e agradeço o empenho de todos no combate a esta pandemia. É um combate sem tréguas, e que vamos vencer juntos!”, conclui o responsável.

O concelho de Santarém registou, até à data de ontem, 4462 casos confirmados de Covid-19, dos quais se encontram activos 42. Já 353 pessoas encontram-se sob vigilância activa. No concelho recuperaram da doença 4269 pessoas e foram registados 151 óbitos relacionados com o Sars-Cov-2.

Já distrito de Santarém existem 169 (+64 casos do que ontem) casos activos da doença, estando 951 pessoas em vigilância activa. O total de casos registados no distrito ascende aos 28.245 e já foram contabilizadas 857 mortes.

PUBLICIDADE
Leia também...

Só Coruche e Sardoal escapam ao recolher obrigatório às 13h00 no fim-de-semana

Os concelhos de Coruche e Sardoal são os únicos, no Distrito de…

Hospital de Santarém no limite da capacidade de internamento de doentes covid

O Hospital Distrital de Santarém atingiu o limite da sua capacidade prevista…

Hospital de Santarém esgotou capacidade de internamento em enfermaria

O Hospital de Santarém esgotou a capacidade de internamento em enfermaria para…

Transmissão comunitária preocupa autarcas de Santarém

Os autarcas de Santarém estão apreensivos com a evolução negativa da situação…