Foto de arquivo
Foto de arquivo

O presidente da Câmara de Almeirim apresentou, enquanto cidadão, uma reclamação junto da entidade reguladora contra os CTT, depois de, segunda-feira, 25 de Maio, ter recebido correio com semanas de atraso.

Pedro Ribeiro disse em declarações à Lusa que, na segunda-feira, tinha na sua caixa de correio a carta para pagamento do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), cujo prazo termina no final desta semana, a carta verde do seguro do carro, tendo a anterior expirado no início do mês, o cartão bancário que vem substituir o que tem prazo até ao final deste mês, o recibo da água e três números de uma revista semanal de que é assinante.

“Se em Lisboa ou para alguma população isto não é grave, porque fazem muita coisa ‘online’, essa não é a realidade em três quartos do país. As pessoas precisam do correio e o seu papel é fundamental”, disse o autarca.

Crítico da privatização dos CTT, Pedro Ribeiro insistiu que se a empresa não está a cumprir o contrato celebrado com o Estado este deve ser revertido e exortou o regulador a agir quando se está a assistir a uma “descapitalização” com a distribuição de dividendos que excedem os lucros.

Por outro lado, criticou a sujeição dos trabalhadores a um “trabalho humanamente impossível”.

Questionada pela Lusa, fonte oficial dos CTT reconheceu a existência de “alguns atrasos” na entrega de correspondência na zona de Almeirim, que afirmou serem “muito pontuais” e que atribuiu “sobretudo à situação actual de pandemia e à alternância de giros de distribuição”.

Esta alteração, segundo a empresa, visa “assegurar a continuidade da distribuição, reduzindo o risco de disrupção em caso de infecção”.

Por outro lado, aponta a existência de “dificuldades pontuais em resultado de um aumento de absentismo”, procurando assegurar a distribuição do correio com “deslocações de carteiros de outros locais e as formas de trabalho suplementar implementadas”.

“Os CTT nesta fase difícil para as populações e para o país mantiveram as suas redes de retalho, operações e distribuição a laborar, num esforço heróico das suas pessoas, na linha da frente, ligando pessoas e empresas”, afirma a empresa, realçando a “entrega total” dos seus trabalhadores.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…