Os autarcas podem, a partir de hoje, recorrer ao Sistema de Certificação de Atributos Profissionais (SCAP) para certificarem a sua assinatura e assim assinarem digitalmente documentos enquanto eleitos do poder local.

O despacho com as regras que regulam esta medida foi publicado no Diário da República e entra hoje mesmo em vigor.

A medida aplica-se a presidentes de câmara, vereadores, presidentes ou membros das assembleias municipais e os presidentes das juntas de freguesia, sendo a certificação através do sistema gratuita.

Estes autarcas podem “autenticarem-se (identificarem-se electronicamente) em plataformas ou assinarem documentos enquanto profissionais, fazendo uso dos meios de identificação electrónica disponibilizados pelo Estado Português (Chave Móvel Digital e Cartão de Cidadão)”, esclareceu, numa nota, o Governo.

No diploma hoje publicado é atribuído à Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) e à Agência para a Modernização Administrativa “a avaliação das condições necessárias para permitir aos titulares dos órgãos das autarquias locais eleitos proceder à assinatura electrónica qualificada de documentos através do Cartão de Cidadão ou da Chave Móvel Digital, com a certificação do cargo que exercem”.

O diploma considera ainda que, relativamente aos titulares dos órgãos das autarquias locais, “a melhor forma de associação do respectivo atributo público é através da lista de eleitos locais a cargo da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna”.

O SCAP Autárquico estava previsto no programa “SIMPLEX’20-21”.

O sistema está a funcionar desde Janeiro de 2017 e até agora estava já disponível para dirigentes de empresas, dirigentes da Administração Pública, funcionários da Administração Regional e funcionários de serviços públicos.

O despacho conjunto é assinado pelos Secretários de Estado Adjunto e da Administração Interna, da Inovação e da Modernização Administrativa e da Descentralização e da Administração Local.

Leia também...

BE denuncia descarga de esgoto para o Tejo em Santarém

O Bloco de Esquerda denunciou ontem a existência de um ponto de…

Rio Maior ‘acelera’ preparação para acolher Casa Pia-Sporting na segunda jornada

A visita do Sporting ao Casa Pia na segunda jornada da I…

Comemorações do 104º Aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena

Tiveram lugar, no dia 08 de Maio, as comemorações oficiais do 104º…

Juventude Socialista exige inclusão da conclusão do IC3 no Plano Nacional de Investimentos 2030

A Juventude Socialista do distrito de Santarém, aprovou por unanimidade, a 26…