A Câmara Municipal de Benavente vai reavaliar os projetos incluídos na Estratégia Local de Habitação, depois de verificar que apenas duas das nove candidaturas aprovadas ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) estão atualmente em execução.
Em comunicado, a autarquia agora liderada pela coligação PSD/CDS-PP (depois de mais de 40 anos de liderança comunista) explicou hoje que a decisão foi tomada na sequência de uma reunião com a secretária de Estado das Infraestruturas e da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, durante a qual foram analisados os projetos em curso no concelho, no distrito de Santarém.
“A aplicação do PRR no concelho de Benavente não foi eficaz. Em matéria de habitação, das nove candidaturas aprovadas no passado apenas duas estão em execução, o que apresenta desafios acrescidos”, afirmou a presidente da autarquia, Sónia Ferreira, citada na nota.
O município irá trabalhar em conjunto com o Estado “para concluir o que está em desenvolvimento e garantir o financiamento necessário para aumentar a oferta habitacional no território”.
A candidatura da Câmara de Benavente ao PRR, no valor de 11,5 milhões de euros, previa a construção de 244 habitações novas e a reabilitação de 113, num total de 357 fogos. Atualmente, estão em curso a reabilitação de 10 fogos em Samora Correia e de 23 fogos em Benavente.
