A Câmara Municipal de Alpiarça iniciou, recentemente, os trabalhos de limpeza da Vala de Alpiarça, num investimento próximo dos 150 mil euros. Os trabalhos estão a ser realizados em toda a extensão do curso de água situado no território do concelho.

Segundo um comunicado da autarquia enviado ao Correio do Ribatejo, as equipas de limpeza estão a remover do leito e margens a matéria vegetal: como silvas, canas, arbustos exóticos de carácter invasivo, troncos e ramos de árvores mortas, para além das plantas infestantes do leito da vala, sedimentos e lixos.

Mas nem tudo será removido da vala, pois estes trabalhos de limpeza vão salvaguardam e manter as árvores e arbustos autóctones das margens, as estruturas radiculares e a vegetação herbácea dos taludes e margens.

A empreitada da autarquia de Alpiarça representa um investimento total de 148 mil euros, comparticipados em 85% pelo fundo ambiental. O município viu a sua candidatura ser aprovada conseguindo assim combater um problema que reside na Vala há vários anos.

Leia também...

Certificação regional de Gestão Florestal Sustentável chega à região da Lezíria do Tejo

A região do Alentejo (NUT2), onde se incluiu a Lezíria do Tejo e que abrange uma área total de 3 160 490,1 hectares de…

Ferbgás investe 20 ME em unidade de biometano em Benavente

A Ferbgás Renováveis recebeu autorização da DGEG para avançar com uma unidade de produção de biometano em Benavente, com início de operação previsto para…

Associações ambientalistas contra a conversão para biomassa na central do Pego

Associações ambientalistas manifestaram-se hoje contra a conversão para biomassa na central termoeléctrica do Pego, no concelho de Abrantes, projecto anunciado por um dos accionistas…

Águas do Ribatejo foi à escola explicar o processo da água

“Almeirim Terra Sustentável” é o mote dos alunos de ciências do 5º ano do Agrupamento de Escolas de Almeirim para o estudo da sustentabilidade…