A Câmara Municipal de Alpiarça iniciou, recentemente, os trabalhos de limpeza da Vala de Alpiarça, num investimento próximo dos 150 mil euros. Os trabalhos estão a ser realizados em toda a extensão do curso de água situado no território do concelho.

Segundo um comunicado da autarquia enviado ao Correio do Ribatejo, as equipas de limpeza estão a remover do leito e margens a matéria vegetal: como silvas, canas, arbustos exóticos de carácter invasivo, troncos e ramos de árvores mortas, para além das plantas infestantes do leito da vala, sedimentos e lixos.

Mas nem tudo será removido da vala, pois estes trabalhos de limpeza vão salvaguardam e manter as árvores e arbustos autóctones das margens, as estruturas radiculares e a vegetação herbácea dos taludes e margens.

A empreitada da autarquia de Alpiarça representa um investimento total de 148 mil euros, comparticipados em 85% pelo fundo ambiental. O município viu a sua candidatura ser aprovada conseguindo assim combater um problema que reside na Vala há vários anos.

Leia também...

Remoção de lamas no Tejo junto às Portas de Ródão começou na segunda-feira

Os trabalhos de remoção de lamas do rio Tejo junto às Portas de Ródão começaram na segunda-feira, disse à Lusa fonte do Ministério do…

Ecolezíria lava e desinfecta contentores enterrados de Almeirim

A Ecolezíria – Empresa Intermunicipal da Lezíria do Tejo de recolha e tratamento de resíduos urbanos – deu início ao processo de higienização dos…

Campanha “Separar é Cuidar do Ambiente” arrancou em Abrantes

Os SMA – Serviços Municipalizados de Abrantes e a VALNOR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos do Norte Alentejano SA, em colaboração com…

Municípios da Lezíria estudam o Vale do Tejo como caminho para a sustentabilidade

Os Municípios de Santarém, Cartaxo e Azambuja promoveram um Projecto de Gestão dos Recursos Hídricos e Ordenamento do Território do Vale do Rio Tejo,…