A Câmara Municipal de Alpiarça iniciou, recentemente, os trabalhos de limpeza da Vala de Alpiarça, num investimento próximo dos 150 mil euros. Os trabalhos estão a ser realizados em toda a extensão do curso de água situado no território do concelho.

Segundo um comunicado da autarquia enviado ao Correio do Ribatejo, as equipas de limpeza estão a remover do leito e margens a matéria vegetal: como silvas, canas, arbustos exóticos de carácter invasivo, troncos e ramos de árvores mortas, para além das plantas infestantes do leito da vala, sedimentos e lixos.

Mas nem tudo será removido da vala, pois estes trabalhos de limpeza vão salvaguardam e manter as árvores e arbustos autóctones das margens, as estruturas radiculares e a vegetação herbácea dos taludes e margens.

A empreitada da autarquia de Alpiarça representa um investimento total de 148 mil euros, comparticipados em 85% pelo fundo ambiental. O município viu a sua candidatura ser aprovada conseguindo assim combater um problema que reside na Vala há vários anos.

Leia também...

Suspensão de abastecimento de água em Ulme

A localidade de Ulme, no concelho da Chamusca, vai ter o abastecimento de água temporariamente suspenso, na quinta-feira, 20 de Agosto, devido à instalação…

Indústrias suspeitas de provocar maus cheiros em Alcanena devem concluir alterações este mês

As indústrias de curtumes que utilizam processos químicos mais agressivos no tratamento das peles, suspeitos de estarem na origem dos maus cheiros que têm…

Associação proTEJO defende estratégia de longo prazo para combater seca

 A associação proTEJO defendeu a necessidade de uma estratégia de longo prazo para fazer face à seca que atinge o país, com a criação de…

Santarém tem 11 novas ilhas ecológicas

O Município de Santarém conta com 11 novas Ilhas Ecológicas, implantadas na Rua Dr. Virgílio Arruda- duas unidades, na Rua Prof. Manuel Bernardo das…