A Câmara Municipal de Alpiarça iniciou, recentemente, os trabalhos de limpeza da Vala de Alpiarça, num investimento próximo dos 150 mil euros. Os trabalhos estão a ser realizados em toda a extensão do curso de água situado no território do concelho.

Segundo um comunicado da autarquia enviado ao Correio do Ribatejo, as equipas de limpeza estão a remover do leito e margens a matéria vegetal: como silvas, canas, arbustos exóticos de carácter invasivo, troncos e ramos de árvores mortas, para além das plantas infestantes do leito da vala, sedimentos e lixos.

Mas nem tudo será removido da vala, pois estes trabalhos de limpeza vão salvaguardam e manter as árvores e arbustos autóctones das margens, as estruturas radiculares e a vegetação herbácea dos taludes e margens.

A empreitada da autarquia de Alpiarça representa um investimento total de 148 mil euros, comparticipados em 85% pelo fundo ambiental. O município viu a sua candidatura ser aprovada conseguindo assim combater um problema que reside na Vala há vários anos.

Leia também...

Câmara entrega 1170 árvores a famílias e a juntas de freguesia

A Câmara Municipal de Santarém, entregou na sexta-feira, 22 de Novembro, pelas 19 horas, na Casa do Ambiente, 1170 árvores autóctones, para a construção…

Município de Rio Maior assina contrato de oito anos com empresa recolha de resíduos sólidos urbanos

O Municipio de Rio Maior assinou esta quarta-feira, 13 de Novembro, um contrato de prestação de serviço na recolha de resíduos sólidos urbanos com…

Passeio interpretativo nos 40 anos da Reserva Natural Paul do Boquilobo

O município de Torres Novas vai promover no domingo, 28 de Junho, com apoio técnico da associação 30POR1Linha, um passeio interpretativo que assinala os…

Resitejo está a avaliar impactos ambientais da escorrência de lixiviados

 Uma ruptura num talude de uma lagoa que recolhe os lixiviados do aterro da Resitejo, na Chamusca, provocou escorrências numa linha de água e…