Autarquia investe cerca de 150 mil euros na limpeza da Vala de Alpiarça

A Câmara Municipal de Alpiarça iniciou, recentemente, os trabalhos de limpeza da Vala de Alpiarça, num investimento próximo dos 150 mil euros. Os trabalhos estão a ser realizados em toda a extensão do curso de água situado no território do concelho.

Segundo um comunicado da autarquia enviado ao Correio do Ribatejo, as equipas de limpeza estão a remover do leito e margens a matéria vegetal: como silvas, canas, arbustos exóticos de carácter invasivo, troncos e ramos de árvores mortas, para além das plantas infestantes do leito da vala, sedimentos e lixos.

Mas nem tudo será removido da vala, pois estes trabalhos de limpeza vão salvaguardam e manter as árvores e arbustos autóctones das margens, as estruturas radiculares e a vegetação herbácea dos taludes e margens.

PUBLICIDADE

A empreitada da autarquia de Alpiarça representa um investimento total de 148 mil euros, comparticipados em 85% pelo fundo ambiental. O município viu a sua candidatura ser aprovada conseguindo assim combater um problema que reside na Vala há vários anos.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS