O GETAS vai levar à cena no próximo dia 19 de Novembro, pelas 21 horas, a peça “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, tendo como palco vários locais emblemáticos da Vila.
Com encenação de José Ramalho, director artístico do Teatro Figura, a realização deste espectáculo procura a utilização do espaço urbano do núcleo histórico da Vila como espaço cénico, privilegiando a Praça da República com o Pelourinho e o painel de azulejos ilustrando uma obra de Gil Vicente como epicentro. A encenação assenta, desta forma, num programa de peregrinação pela Vila de Sardoal, fazendo decorrer o espectáculo em quatro locais: Praça da República, Cadeia Velha, Igreja da Misericórdia e Igreja Matriz.
O projecto artístico tem como objectivo central o uso de um texto clássico, cuja modernidade está presente nas dimensões sociológicas e psicológicas das personagens, corroboradas pela genialidade do texto e sua relação intemporal com o nosso quotidiano. Na perspetiva de trazer novos discursos estéticos, aportando novas linguagens, pretende-se provocar outros olhares, desafiando os públicos à descoberta do património, promovendo a sua valorização e a consciência da responsabilidade individual e colectiva da sua preservação.
A iniciativa insere-se no projecto “Caminhos Literários”, que resulta de uma candidatura conjunta apresentada pelos Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal ao Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020. O projecto, que explora os territórios ligados a António Botto, Camões e Gil Vicente, pretende disponibilizar o usufruto da arte em locais públicos e de acesso livre e trará a estes territórios vários espectáculos de música, artes visuais e cinema documental, entre outros