O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para maiores de 45 anos vai iniciar-se na próxima semana, anunciou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

O governante, que falava aos jornalistas nas Caldas da Rainha, fez um balanço sobre o processo de vacinação que já permitiu administrar “3,3 milhões de doses de reforço da vacina contra a covid-19 e 2,4 milhões de vacinas da gripe”.

Sublinhando a “enorme adesão” dos portugueses à vacinação, o secretário de Estado, lembrou que estão vacinadas com a terceira dose mais de 84% das pessoas com mais de 80 anos e, acima dos 65 anos, 77% das pessoas já receberam o reforço.

Questionado sobre a inclusão de grávidas na lista das pessoas prioritárias para vacinação, Lacerda Sales sublinhou que estas devem ser vacinadas a partir das 20 semanas de gestação e apelou a que as mesmas façam “um processo de auto monitorização” no sentido de se “auto precaver” relativamente à infecção a que são mais susceptíveis no último trimestre da gravidez.

Lacerda Sales falava no final de uma visita ao Centro de Vacinação Covid instalado na Associação Arneirense, depois de horas antes ter visitado um outro centro, em Peniche, ambos no distrito de Leiria.

Leia também...

Sanado surto em residencial de Rio Maior que causou cinco mortes

A Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior anunciou que todos os utentes e trabalhadores da residencial para idosos Dr. Calado da Maia testaram…

Balcão Nascer Cidadão do Hospital de Santarém retoma actividade

O Balcão Nascer Cidadão, sediado no piso 3 do Hospital Distrital de Santarém (HDS), já retomou a actividade. Este serviço tinha sido interrompido após…

Jovens de Samora Correia celebram Dia Mundial do Coração

A AJSC – Associação de Jovens de Samora Correia organiza no próximo sábado, 28 de Setembro, a partir das 9h00, a segunda edição das comemorações do…

Miguel Castanho diz que não há motivo para preocupação acrescida com variante Delta Plus

O investigador Miguel Castanho considera que, pela transmissão minoritária em Portugal, não há motivo para uma preocupação acrescida com a variante Delta Plus do…