Nos dias 9 e 10 de Março, o Mercado Diário de Aveiras de Cima será palco do evento “Do Torricado à Lapardana, uma viagem gastronómica”. A iniciativa é uma parceria entre a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima, a Casa do Povo de Aveiras de Cima, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima e o Município de Azambuja.

O mote da festa é preservar, prestigiar e divulgar pratos típicos do “antigamente”, com destaque para o célebre Torricado. Mas vai além da gastronomia, indo ao encontro dos seus fundadores, a população mais antiga e mais humilde da freguesia de Aveiras de Cima, nomeadamente os habitantes dos “Casais” que a rodeiam. Algumas dessas pessoa irão confeccionar estas iguarias ao vivo, como eram preparados antigamente, partilhando histórias do seu passado, transmitindo um testemunho para as novas gerações e partilhando este conhecimento quase em vias de extinção na sociedade actual.

Nesta viagem “Do Torricado à Lapardana”, vão ser protagonistas o famoso e ribatejano Torricado, a açorda, o açordão, a sopa de cardos, a sopa da avó, as misturadas, a sopa de mostarda, a sopa de batata, o arroz de feijão, as pataniscas de bacalhau e a Lapardana, entre outros.

O evento terá animação com vários momentos de música e dança. No dia 9 estará presente o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima, a Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima “Cantares de Sempre” e para o bailarico, o Hugo Sampaio. No dia 10 está marcada a actuação do Grupo Tradicional “Os Casaleiros” dos Casais de Brito de Azambuja, a Banda Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima e a actuação do Rancho Folclórico de Aveiras de Cima.

Para poder conhecer e participar nesta viagem, precisa apenas de adquirir o “kit de acesso” à entrada do evento, que tem um custo de 10 euros e com direito a uma prova gastronómica, que inclui, uma sopa, um prato e uma bebida. O prato e a tigela, personalizados, são oferta para recordação. 

A história começa a ser contada no dia 9, com o evento aberto ao público entre as 18h30 e as 02h00. Domingo, dia 10, o horário será entre as 12h00 e as 20h00

Esta iniciativa é integrada na marca “AZAMBUJA – TERRA DO TORRICADO”, promovida pelo Município de Azambuja com o objectivo de promover o Torricado e todas as manifestações culturais a ele associadas.

Leia também...

Intervenção na EN3-6 Alcanhões já está em marcha

As obras na EN3-6, entre a Reta do Fairro, em Alcanhões, desde o entroncamento com a EN36, no sentido de Vale de Figueira até…

Lezíria quer tornar-se “território de referência” na promoção do sucesso escolar

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) vai desenvolver, até 2020, um projeto de intervenção nas escolas de 10 municípios da região com…

Cartaxo lamenta situação de “ruptura financeira” mas destaca recuperação desde 2013

 A Câmara do Cartaxo lamentou a “ruptura financeira” registada em 2019, segundo dados do Conselho de Finanças Públicas (CFP), defendendo que, no entanto, a…

“Estamos no ‘olho do furacão’ mas com os pés bem assentes no chão”

Neste momento, os serviços da Segurança Social de Santarém estão a enfrentar “o seu maior desafio”. Renato Bento, director da instituição, em Santarém, dá-nos…