O município de Azambuja vai distribuir 1200 máscaras cirúrgicas pela população mais idosa e desfavorecida do concelho, no âmbito das medidas de protecção contra o surto da covid-19.

“Nem todos os munícipes podem pagar as máscaras e, como [o dinheiro] é preciso para irem ao supermercado, à farmácia ou para andar nos transportes públicos, decidimos que tínhamos de os ajudar”, justificou em declarações à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Luís de Sousa.

O autarca explicou que esta distribuição será feita pelas sete Juntas de Freguesia do concelho, a quem coube sinalizar as famílias mais desfavorecidas.

“As juntas tiveram aqui um papel fundamental, pois têm uma maior proximidade e conhecem melhor a realidade de cada freguesia”, sublinhou.

Assim, serão distribuídas 250 máscaras à Junta de Freguesia de Azambuja, 200 à de Aveiras de Cima e 150 às de Alcoentre, Aveiras de Baixo, Vale do Paraíso, Vila Nova da Rainha e União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa.

A autarquia estima um investimento de cerca de 100 mil euros na aquisição de vário material de protecção individual.

Segundo o último relatório epidemiológico divulgado no site da Câmara Municipal de Azambuja, o município regista até ao momento 26 casos confirmados da covid-19, dos quais resultou um óbito.

No sábado, a empresa de produtos alimentares Avipronto, localizada em Azambuja e onde laboram cerca de 200 pessoas, teve de encerrar provisoriamente, uma vez que foram detectados 38 trabalhadores com covid-19, a maioria residente fora do concelho.

A empresa estará encerrada, pelo menos, até sexta-feira altura em que já será conhecido o resultado dos testes realizados a todos os trabalhadores.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…