O projecto BE MORE – Educação pela Arte, concebido e testado sob a coordenação do Município de Azambuja, acaba de receber a aprovação da agência Juventude em Acção, responsável em Portugal pela gestão do fundo europeu Erasmus+.

Recorde-se que o BE MORE nasceu de uma parceria internacional liderada pelo Município de Azambuja em que participaram, igualmente, os municípios de Villa de Moya, de Espanha (Ilhas Canárias) e de Castel Bolognese, em Itália. Tratou-se de uma iniciativa financiada pela União Europeia, através do programa Erasmus+ / Juventude em Acção, que tinha como objectivo geral criar, testar e disseminar um modelo de educação não-formal de desenvolvimento de competências profissionais, pessoais, sociais e emocionais, através da Educação pela Arte.

Este modelo de Educação pela Arte foi construído, em complementaridade, com os contributos dos três municípios parceiros, em que Azambuja, além de coordenar todo o projeto, trabalhou as áreas da música e da dança, Villa de Moya (Espanha) explorou o teatro e o cinema, e Castel Bolognese (Itália) desenvolveu as artes plásticas e a fotografia.

Nesta fase de conceção, estruturação e teste do modelo proposto, os destinatários directos do projecto foram alguns técnicos de juventude e também um grupo-piloto de jovens com idades entre os 14 e os 16 anos oriundos dos três países. Os técnicos frequentaram uma acção de formação intensiva e abrangente, devidamente certificada pelo Ministério da Educação, capacitando-os com as competências e metodologias necessárias para colocarem em prática a matriz deste modelo de educação pela arte. Os jovens, por seu, lado viveram diversas experiências de socialização e convívio, mas também de contacto direto com as diferentes expressões artísticas – música, dança, teatro, cinema, fotografia e artes plásticas.

As principais prioridades que alicerçaram o projecto passaram pela promoção de um melhor conhecimento, do reconhecimento e da validação da aprendizagem não formal, bem como do trabalho direto dos técnicos com os jovens aos níveis local, regional, nacional e, em última análise, europeu. Assim, pretende-se, com este modelo, que os jovens encontrem caminhos não formais que complementem o seu processo educativo e que descubram ou aprofundem as suas competências e capacidades, numa ótica pessoal e enquanto cidadãos.

Sublinhe-se que, a desejada implementação do projecto BE MORE – Educação pela Arte tem como objectivos concretos promover o sucesso educativo e combater o abandono escolar, diminuir o desemprego jovem, desenvolver capacidades nos jovens que os tornem mais capazes, mais motivados e mais activos, bem como estimular o contacto com outras realidades e preparar melhor os técnicos para transmitirem aos jovens os valores comuns fundamentais da nossa sociedade, prevenindo também a sua radicalização e a violência.

Com a sua aprovação pelas instâncias do Governo português e da União Europeia, para a área da Juventude, este modelo de educação pela arte encontra-se apto e validado para ser implementado e executado em qualquer parte do mundo.

Nesse sentido, o Município de Azambuja irá avançar com uma sensibilização junto de entidades de âmbito nacional – como o IPDJ, o Ministério da Educação, ou a Associação Portuguesa de Técnicos de Juventude, mas também instituições locais – como a Rede Social Municipal e os Agrupamentos de Escolas do Concelho, incentivando a possibilidade de integrarem, de alguma forma, o modelo do projeto BE MORE na sua oferta educativa.

Leia também...

Hospital Distrital de Santarém retoma “Consulta do Boneco”

Cerca de 50 crianças do Centro Escolar Salgueiro Maia, em Santarém, trouxeram, a 1 de Junho, os seus bonecos ao Hospital Distrital de Santarém…

Penas suspensas de prisão para três arguidos no caso do acidente que vitimou Sara Carreira

O Tribunal de Santarém condenou hoje a penas suspensas de prisão os três arguidos acusados de homicídio no caso do acidente que vitimou a…

Creche de Azambuja com mensalidade mínima de 25 euros

O valor mínimo da mensalidade da creche municipal de Manique do Intendente, no concelho de Azambuja, vai ser de 25 euros no próximo ano…

Bispo de Setúbal alerta para condições de trabalho dos mariscadores do Tejo

O cardeal Américo Aguiar alertou hoje para as condições de trabalho dos mariscadores do Tejo, questionando o que deve ser feito para que aqueles…