Os habitantes do município de Azambuja vão poder adquirir a partir do próximo mês um passe de 40,50 euros para viajar de comboio até à capital, informou a CP.

Em comunicado, a CP explica que se trata de um complemento ao passe Navegante Metropolitano, que entrou em vigor no início de Abril nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa. Apesar de fazer parte do distrito de Lisboa, o município de Azambuja está inserido na Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), não tendo por isso beneficiado do desconto nos passes sociais.

Assim, actualmente, um residente em Azambuja paga 55 euros por um passe mensal de comboio para chegar a Lisboa, a que acresce o valor para circular dentro da capital. Com a implementação desta medida, a partir do dia 1 de Maio esse valor passará a ser de 40,50 euros e contempla também os transportes dentro da Área Metropolitana de Lisboa.

A CP refere ainda que este complemento de 0,50 cêntimos ao passe Navegante Metropolitano está disponível, a partir desta sexta-feira, 26 de Abril, para aquisição nas bilheteiras e máquinas de venda automática. Entretanto, também a Câmara Municipal de Azambuja publicou no seu sítio da internet informações sobre este complemento ao passe Navegante. A autarquia anunciou também que os passes mensais válidos nos transportes rodoviários da Lezíria do Tejo terão um desconto de 35%.

A CIMLT abrange dez concelhos do distrito de Santarém (Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém) e o concelho da Azambuja, do distrito de Lisboa.

Por seu turno, os concelhos da AML são: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

Foto: arquivo

Leia também...

Militar de Santarém reconhecido publicamente pelo Exército dos Estados Unidos da América

O militar escalabitano Nuno Martins, integrado no 4º Destacamento de Apoio Nacional…

Entroncamento cria linha de apoio social de emergência para o Covid-19

A Câmara Municipal do Entroncamento criou uma linha de apoio social de…

Forcados Amadores do Cartaxo: Amor pela sua terra e respeito pelas tradições faz Grupo ser uma realidade

O Grupo de Forcados Amadores do Cartaxo (GFAC) tem tido, ao longo…

Cátia Mateus, de Azambuja, é a Rainha das Vindimas de Portugal 2019

Azambuja reconquistou o título que já havia ganho em 2016 e brilhou…