Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém e José Guilherme São Marcos, Comandante dos Bombeiros Municipais de Santarém, reuniram ontem, dia 14 de Junho, com as quatro corporações de bombeiros do Concelho:  Bombeiros Municipais de Santarém, Bombeiros Voluntários de Santarém, Bombeiros Voluntários de Alcanede e Bombeiros Voluntários de Pernes, com o objectivo de fazer o ponto de situação  dos níveis de actuação III e IV, de modo a reforçar o DECIR2018 – Dispositivo Combate a Incêndios Rurais 2018, entre 1 de Junho e 30 Junho e reforçar o nível IV, entre 1 de Julho e 30 de Setembro, segundo a Directiva Operacional Nacional – DON. A partir de 1 de Julho até 30 de Setembro, surge o denominado período crítico – nível IV.

O concelho de Santarém conta este ano com a mudança das forças helitransportadas para os GIPS – Grupo de Intervenção Protecção Socorro da GNR, Companhia 59, sediada no Centro de Meios Aéreos de Pernes, que recebeu a visita de Ricardo Gonçalves, que deu as boas vindas aos militares que integram esta força no Município.

O dispositivo para combate a incêndios florestais no distrito de Santarém conta este ano com 715 operacionais, 425 dos quais bombeiros, 167 veículos e três helicópteros de ataque inicial, semelhante aos meios disponíveis em 2017.

No âmbito do DECIR, o concelho de Santarém conta com um helicóptero de ataque inicial, posicionado em Pernes. O ataque aéreo helitransportado é este ano da responsabilidade do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana – GNR.

Leia também...

Vale de Cavalos recebe Festival das Sopas Ribatejanas

Depois do sucesso do ano passado onde foram consumidos mais de 1…

Inauguração de Núcleo Histórico da Família Montez em Alcanede

No próximo mês de Abril, vai decorrer no Parque de Jogos de…

Liga dos Combatentes assinala 105º aniversário da “Batalha de La Lys”

O Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes assinalou o 105º aniversário…

Atleta do Vitória Clube de Santarém convocada para jogos da Seleção Nacional Sub-15 de Futsal

Maria Ferreira pode tornar-se a primeira atleta do Vitória Clube de Santarém…