Os Bancos Alimentares contra a Fome realizam este sábado e domingo mais uma Campanha de Recolha de Alimentos com o objectivo de levar comida a quem mais precisa.

A campanha reúne 40.000 voluntários, 2.400 instituições parceiras e 21 Bancos Alimentares e com esta iniciativa a organização explica que pretende dar um contributo para inverter o cenário de carência alimentar que continua a afectar muitas famílias.

Os Bancos Alimentares contra a Fome apoiam mais de 400 mil portugueses e com a campanha os portugueses são convidados a contribuir, seja através da doação de bens alimentares ou de vales, disponíveis nos supermercados e hipermercados e ainda online, ou nos postos de abastecimento a nível nacional.

Este ano a campanha volta a apelar para a solidariedade, voluntariado e união social, reforçando a importância do contributo e envolvimento de cada um.

Mais de 40.000 voluntários oferecem o seu tempo e esforço, e muitas empresas e entidades associam-se à iniciativa disponibilizando equipamentos e serviços – transportes, publicidade, comunicação, seguros, segurança, alimentação, entre outros.

“Só assim é possível que, durante o fim de semana sejam recolhidos alimentos em mais de 2.000 lojas e toda a sociedade seja interpelada por uma situação inaceitável e que afecta tantos portugueses”, explica a organização em comunicado.

Segundo a presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares contra a Fome, o mote desta campanha será ‘É preciso mais para que falte ainda menos’, e fará apelo à natureza intrínseca do conceito de ‘rede social’.

Este ano a campanha voltará ainda a disponibilizar vales que poderão ser solicitados nas caixas dos supermercados e nos postos de abastecimento de combustível aderentes.

Cada vale tem um código de barras específico associado aos produtos que cada pessoa queira doar ao Banco Alimentar.

O Banco Alimentar iniciou a sua actividade em 1991, em Lisboa, tendo o modelo sido replicado por grupos de voluntários em 21 zonas de Portugal: Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Madeira, Oeste, Portalegre, Porto, S. Miguel, Santarém, Setúbal, Terceira, Viana do Castelo e Viseu.

A Federação Portuguesa representa os 21 Bancos Alimentares a nível nacional e internacional.

O apoio alimentar é distribuído a pessoas com carências comprovadas em parceria com instituições de solidariedade, sob a forma de cabazes de produtos ou de refeições confeccionadas.

Leia também...

Município de Azambuja com novo espaço da Divisão de Intervenção Socioeducativa

A Divisão de Intervenção Socioeducativa (DIS) passou a contar com um conjunto mais alargado de valências e equipas especializadas, através da criação de um…

VÍDEO | Moita Flores rejeita acusações de corrupção

O ex-presidente da da Câmara Municipal de Santarém, Francisco Moita Flores, foi recentemente acusado pelo Ministério Público no âmbito das obras no Jardim da Liberdade,…

Abrantes debate ideias para Câmara dos Jovens

Em fase de campanha eleitoral, os cabeça de listas das cinco candidaturas apresentadas à Câmara dos Jovens de Abrantes participaram na passada sexta-feira, dia…

Câmara de Santarém assina protocolo de cedência de instalações ao Rotary Club de Santarém

A Câmara Municipal de Santarém assinou na tarde do passado dia 18 de Setembro, uma adenda ao protocolo de cedência de instalações ao Rotary…