A Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical de Gansaria (S.F.I.C.M.G.) conquistou o primeiro lugar da segunda secção no VIII Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga, sob a direção do maestro Luís Leite, promovido pelo Município de Braga, entre os dias 26 e 27 de novembro.

O concurso teve lugar no Espaço Vita, um dos mais importantes certames do género em Portugal, onde saiu vencedora a segunda secção da S.F.I.C.M. de Gansaria, da freguesia de Gançaria, concelho e distrito de Santarém.

O concurso atribui às bandas cuja pontuação foi acima dos oitenta e cinco pontos, o prémio de S. João de Braga, correspondente a contratos no valor de quatro mil euros, para atuar nas festas da cidade no dia 23 de junho de 2023.

Com o objetivo de divulgar o trabalho realizado pelas bandas enquanto centros de ensino de música e reforçar a importância que estas têm no desenvolvimento cultural das regiões, na edição deste ano, concorreram oito bandas, divididas por duas secções, oriundas de vários pontos do país.

O júri foi composto por figuras de prestígio no meio musical nacional, nomeadamente pelos maestros Fernando Marinho, Javier Viceiro-Filgueira, Maxime Aulio, António Saiote e o compositor Samuel Pascoal, autor da peça obrigatória para a segunda secção.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.