Os espaços de diversão nocturna, encerrados desde Março de 2020 devido à pandemia de covid-19, podem reabrir a partir de 1 de Outubro, para clientes com certificado digital.

Em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, António Costa sublinhou que na próxima semana deverá ser alcançada a meta de 85% da população vacinada contra a covid-19, pelo que é possível entrar, a partir de Outubro, na terceira fase do plano de desconfinamento anunciado no final de Julho.

Em 29 de Julho, o Governo anunciou que os espaços de diversão nocturna poderiam reabrir em Outubro, quando as autoridades previam que 85% da população estivesse com a vacinação completa contra a covid-19.

Para além da abertura dos bares e discotecas, os restaurantes deixam de ter limite máximo de pessoas por grupo e chega ao fim a exigência de certificado digital para acesso a restaurantes e para estabelecimentos turísticos ou alojamento local.

PUBLICIDADE

Os casamentos e baptizados, o comércio e os espaços culturais deixam de ter limite de lotação.

É obrigatória a apresentação Certificado Digital Covid nas viagens por via aérea ou marítima, visitas a lares e estabelecimentos de saúde, grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos e no bares e discotecas.

O uso da máscara é obrigatória nos transportes públicos, lares, hospitais, salas de espectáculos e eventos, grandes superfícies e em locais interiores de permanência prolongada.

O primeiro-ministro disse também que a evolução positiva do país no controlo da covid-19 vai permitir que passe do actual estado de contingência para a situação de alerta a partir de 1 de Outubro.

“Estamos em condições de avançar para a terceira fase do plano [de alívio de restrições] de 29 de Julho passado. Portugal passará do actual estado de contingência para a situação de alerta a partir de 1 de Outubro”, declarou.

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…