A Bastonária da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Sofia Ramalho, alerta que o “setor social tem uma enorme dificuldade em manter e contratar psicólogos devido à situação de enorme precariedade que vive quem ali trabalha”. O aviso foi dado durante uma visita a vários locais onde trabalham psicólogos, em Santarém, que decorreu na quinta-feira, dia 24 de Julho, na iniciativa “OPP + Próxima”. 

“É notável a dificuldade que as próprias direções das Instituições de Solidariedade Social têm para manter os psicólogos e os restantes profissionais, devido à precariedade que vivem neste setor, onde os salários são muito baixos e as condições escasseiam. As direções têm noção e querem alterar a situação, mas não conseguem, por falta de investimento financeiro do Estado. Os valores da tabela são muito baixos e muitos psicólogos estão contratados em programas que dependem de financiamentos de curto prazo”, explica Sofia Ramalho.

A Bastonária da OPP revela que “as próprias direções das instituições estão preocupadas” com esta dificuldade e dizem ser “essencial” o trabalho dos psicólogos naquele contexto. “Estes psicólogos fazem um trabalho especializado e fundamental com as populações mais vulneráveis. Têm de ser valorizados. Ou vão encontrar outros locais de trabalho e as pessoas mais vulneráveis, como as crianças institucionalizadas, as mulheres vítimas de violência ou os idosos, vão ficar privados da intervenção, que é essencial, dos psicólogos. E esta população já lida com demasiadas perdas”, explica a Bastonária. 

Sofia Ramalho visitou a Unidade Local de Saúde (ULS) de Santarém, o Lar de Santo António da Cidade de Santarém, o Lar dos Rapazes, da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, o Politécnico de Santarém e reuniu-se com o Presidente da Câmara Municipal e com vários psicólogos do distrito no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A comitiva da OPP integrou a Bastonária, Sofia Ramalho, os Vice-Presidentes, Alexandra Antunes e Daniel Teixeira Coelho, o Presidente da Direção da Delegação Regional do Centro, Sérgio Viana, e os vogais Inês Guiomar, Catarina Calado, Alcino Silva e Rute Almeida.

A “OPP + Próxima” é uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses que consiste num conjunto de visitas a instituições locais, com o objetivo de conhecer melhor a realidade da intervenção psicológica de uma determinada região, promover e divulgar boas práticas e auxiliar na construção de redes de contacto locais, de forma a beneficiar os cidadãos da zona.

Leia também...

Militar morre em Santa Margarida após indisposição durante treino físico

Um militar morreu hoje após uma “indisposição sentida durante uma atividade de treino físico” no Campo Militar de Santa Margarida, distrito de Santarém, anunciou…

Quase 10 mil crimes e 17 detidos por abandono e maus-tratos a animais em cinco anos

As polícias detiveram 17 pessoas por abandono ou maus-tratos a animais de companhia e registaram quase 10.000 crimes nos últimos cinco anos. As 17…

Rede de transportes públicos do Médio Tejo adequada ao período de férias escolares

A rede de serviços essenciais de transporte público nos municípios do Médio Tejo conta, no período de férias escolares, com cerca de 96 circulações…

Alunos Quadro de Valor e Excelência do concelho de Santarém receberam Diplomas no Convento de S. Francisco

A sessão solene de entrega dos diplomas do Quadro de Valor e Excelência, aos alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, dos…