A Bastonária da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Sofia Ramalho, alerta que o “setor social tem uma enorme dificuldade em manter e contratar psicólogos devido à situação de enorme precariedade que vive quem ali trabalha”. O aviso foi dado durante uma visita a vários locais onde trabalham psicólogos, em Santarém, que decorreu na quinta-feira, dia 24 de Julho, na iniciativa “OPP + Próxima”. 

“É notável a dificuldade que as próprias direções das Instituições de Solidariedade Social têm para manter os psicólogos e os restantes profissionais, devido à precariedade que vivem neste setor, onde os salários são muito baixos e as condições escasseiam. As direções têm noção e querem alterar a situação, mas não conseguem, por falta de investimento financeiro do Estado. Os valores da tabela são muito baixos e muitos psicólogos estão contratados em programas que dependem de financiamentos de curto prazo”, explica Sofia Ramalho.

A Bastonária da OPP revela que “as próprias direções das instituições estão preocupadas” com esta dificuldade e dizem ser “essencial” o trabalho dos psicólogos naquele contexto. “Estes psicólogos fazem um trabalho especializado e fundamental com as populações mais vulneráveis. Têm de ser valorizados. Ou vão encontrar outros locais de trabalho e as pessoas mais vulneráveis, como as crianças institucionalizadas, as mulheres vítimas de violência ou os idosos, vão ficar privados da intervenção, que é essencial, dos psicólogos. E esta população já lida com demasiadas perdas”, explica a Bastonária. 

Sofia Ramalho visitou a Unidade Local de Saúde (ULS) de Santarém, o Lar de Santo António da Cidade de Santarém, o Lar dos Rapazes, da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, o Politécnico de Santarém e reuniu-se com o Presidente da Câmara Municipal e com vários psicólogos do distrito no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A comitiva da OPP integrou a Bastonária, Sofia Ramalho, os Vice-Presidentes, Alexandra Antunes e Daniel Teixeira Coelho, o Presidente da Direção da Delegação Regional do Centro, Sérgio Viana, e os vogais Inês Guiomar, Catarina Calado, Alcino Silva e Rute Almeida.

A “OPP + Próxima” é uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses que consiste num conjunto de visitas a instituições locais, com o objetivo de conhecer melhor a realidade da intervenção psicológica de uma determinada região, promover e divulgar boas práticas e auxiliar na construção de redes de contacto locais, de forma a beneficiar os cidadãos da zona.

Leia também...

Gabinete Cibercrime da PGR alerta para mensagens fraudulentas a clientes de bancos

O Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República (PGR) alertou hoje para a existência de várias campanhas de envio de mensagens fraudulentas a clientes de…

Fundação vai avaliar reforço de segurança no Centro de Ciência Viva do Alviela

A Fundação para a Ciência e Tecnologia vai avaliar um reforço da segurança no Centro de Ciência Viva de Alviela, em Alcanena, depois de…

Golegã prepara projecto de açude amovível no rio Almonda

O município da Golegã está a elaborar um projeto para a construção de um açude amovível no rio Almonda, na freguesia de Azinhaga, para…

PJ deteve em Santarém homem fugido à justiça desde 2018 

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje que deteve, em cumprimento de um mandado de detenção nacional, um homem que tinha sido condenado por burla…