O Bloco de Esquerda manifestou-se preocupado com a prestação de cuidados de saúde ao nível dos cuidados primários e hospitalares na região do Médio Tejo, tendo defendido um forte investimento na preservação do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Em comunicado, o BE dá conta da necessidade de “reforço do SNS através da dotação orçamental necessária para comprar equipamentos, entre eles um aparelho de ressonância magnética, a reorganização dos serviços, o atraso no início da requalificação das urgências do Hospital de Abrantes, a ligação entre os três hospitais [Abrantes, Tomar e Torres Novas] e a sua optimização”.

As reivindicações apresentadas resultam de “preocupações mútuas” transmitidas à deputada eleita por Santarém, Fabíola Cardoso, pela Comissão de Utentes de Saúde do Médio Tejo, tendo a eleita lembrado que a Ministra da Saúde já foi “questionada sobre o atraso do início das obras de requalificação das Urgências Médico Cirúrgicas no Hospital D. Manoel Constância, em Abrantes”, unidade hospitalar integrada no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT).

No documento, o BE dá ainda conta que foi discutida a “necessidade de um plano estratégico para a saúde no Médio Tejo, que articule e potencie os meios existentes, a anunciada transferência de competências na área da Saúde para as autarquias, no âmbito da descentralização em curso, e a importância do reforço na humanização dos cuidados de saúde, tanto ao nível do atendimento, como da comunicação e informação”.

Leia também...

Só Coruche e Sardoal escapam ao recolher obrigatório às 13h00 no fim-de-semana

Os concelhos de Coruche e Sardoal são os únicos, no Distrito de…

Hospital de Santarém no limite da capacidade de internamento de doentes covid

O Hospital Distrital de Santarém atingiu o limite da sua capacidade prevista…

Tratamento do cancro da mama no HDS novamente reconhecido a nível internacional

A Unidade de Senologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) viu renovada…

Hospital de Santarém esgotou capacidade de internamento em enfermaria

O Hospital de Santarém esgotou a capacidade de internamento em enfermaria para…