Foto ilustrativa

A Câmara de Benavente aprovou um orçamento de 28,9 milhões de euros para 2021, valor que poderá crescer para perto dos 32 milhões de euros com a incorporação do saldo de gerência.

O presidente da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho (CDU), disse à Lusa que o investimento previsto nos documentos aprovados pelo município, da ordem dos 12,5 milhões de euros, deverá crescer para cerca de 14,5 milhões, salientando que o orçamento ficará próximo do que vigorou no presente ano, que foi o maior de sempre dado o volume de projectos com financiamento comunitário.

Carlos Coutinho afirmou que os projectos com financiamento comunitário ou já terminaram ou estão a decorrer ou estão já adjudicados, havendo apenas dois em concurso, o que se destina à reabilitação da sede do rancho, da ordem dos 400.000 euros, e o do parque infantil temático, concebido em torno da figura do campino, de 300.000 euros.

O autarca destacou as intervenções nos centros históricos de Benavente e de Samora Correia, da ordem dos 3,5 milhões de euros, que aguardam apenas visto do Tribunal de Contas para avançarem, bem como o investimento de mais de 3 milhões de euros na rede viária ou ainda a continuação do museu municipal (1,6 milhões de euros).

Carlos Coutinho afirmou que o município investiu este ano perto de 500.000 euros em funções sociais, devido à pandemia da covid-19, valor estimado igualmente para 2021, mas que poderá ser reforçado caso seja necessário “acudir a alguma questão social”.

O documento, aprovado pela maioria CDU do executivo e com abstenção dos vereadores do PS e do PSD, foi já aprovado pela Assembleia Municipal, adiantou.

O autarca afirmou que o município decidiu baixar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 0,33%, num “esforço” que permitiu que, nos últimos sete anos, descesse dos 0,45% (taxa máxima) para perto do valor mínimo (0,3%).

Já em relação à derrama, cujo princípio tem sido o de não haver redução uma vez que incide sobre o lucro das empresas, Carlos Coutinho afirmou que, devido ao impacto da pandemia sobretudo no comércio e nas pequenas empresas, foi decidido aplicar uma taxa de 0,01% para volumes de negócio inferiores a 150.000 euros, mantendo-se nos 1,5% acima desse valor.

Os mais de 300.000 euros de quebra expectável com estas medidas serão compensados com a poupança obtida pelo investimento na eficiência energética, tanto com a iluminação pública totalmente por Led, como nos edifícios públicos, sobretudo nas duas piscinas municipais, e na aquisição de viaturas eléctricas.

Concelho com cerca de 20.000 habitantes e quatro freguesias, Benavente tem sido liderado pela CDU, coligação que nas eleições autárquicas de 2017 obteve 45,5% dos votos (quatro eleitos), seguindo-se o PS com 24,1% (dois eleitos) e o PSD com 21% (um).

Leia também...

Ideias de negócio do projecto AgriEmpreende apresentadas a potenciais financiadores

Teve lugar na Startup Santarém a 1ª sessão do Mercado de Financiamento do projecto AgriEmpreende. Na iniciativa, diversos projectos, entre eles alguns dos premiados,…

Jovem de 19 anos detido com 204 doses de haxixe

A GNR de Coruche deteve um jovem, de 19 anos de idade, no dia 11 de Fevereiro, por tráfico de estupefacientes, no concelho de…

Plataforma mantém luta pela abolição das portagens na A23

A Plataforma pela Reposição das Scut na A23 e A25 reafirmou que as portagens são um elemento inibidor do desenvolvimento do interior e que…

Ponte sobre o Tejo fechada quinta-feira devido a obras

A ponte sobre o rio Tejo que faz a travessia entre Constância Sul e Praia do Ribatejo vai estar encerrada ao trânsito na quinta-feira,…