Joana Branco, a personagem de Benny-Venti, um duende atrevido e brincalhão, foi a estátua eleita pelo público na 4ª edição do Festival de Estátuas Humanas de Santarém, que decorreu entre os dias 11 e 13 de agosto, nas ruas do centro histórico, numa organização do Município em parceria com os Quideia, empresa de animação responsável pela produção do evento.
Com este prémio Benny-Venti tornou-se a primeira bicampeã do in. Estátuas. Já em 2022 foi a favorita do público.
O prémio, um voucher da autarquia local, com direito a 2 entradas para todos os espetáculos levados a cabo pelo Santarém Cultura no Teatro Sá da Bandeira (TSB) durante um ano, foi entregue a Joana Branco pelo vereador com o Pelouro da Cultura, Nuno Domingos.
Na edição deste ano, que atraiu milhares de visitantes de vários pontos do país, votaram nas 16 estátuas a concurso quatro mil pessoas.
João Filipe, que representou Almeida Garrett, conquistou o prémio do júri composto por Cristina Neves, Maria Emília e Isabel Leão, da Imobiliária ERA, que uma vez mais apoiou este grande evento com um voucher no valor de 500 euros.
Na votação, que decorreu paralelamente online lançada pelos Quideia, a estátua verão, a cargo de Inês Peixinho, foi a preferida dos cibernautas.
O Município de Santarém atribui ainda aos 16 participantes vouchers para uma entrada para todos os espetáculos promovidos pelo Santarém Cultura no TSB até final de 2023.
O IV Festival de Estátuas Humanas de Santarém, um dos grandes pontos altos da iniciativa verão in. Santarém foi animado por 20 estátuas humanas, 16 a concurso e 4 convidadas (profissionais da arte) provocando ao longo de três dias, rasgados sorrisos entre um público rendido às personagens criativas e originais propostas pelos Quideia.