A edição 2026 do projeto Hora do Conto, promovido pela Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos, já está a ser dinamizada, envolvendo 1470 alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico dos Agrupamentos de Escolas e das IPSS’s do concelho.

A iniciativa tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de hábitos de leitura, para o contacto regular das crianças com o livro e a literatura e, ao mesmo tempo, proporcionar que os alunos conheçam os espaços das Bibliotecas Municipais.

Na presente edição foram selecionadas duas obras distintas, adequadas aos diferentes níveis de ensino. Para o ensino pré-escolar, a escolha recaiu sobre o livro “Corre, corre cabacinha”, de Eva Mejuto, uma variante de um conto tradicional amplamente conhecido. Por suas vez, com os alunos do 1.º ciclo do ensino básico, será trabalhada a obra “Ninguém”, de Pedro Seromenho, um livro que, segundo o autor, é “para ser lido por todos” e que aborda temas como a liberdade, a família, o respeito e a não-violência. Após a leitura das histórias, os alunos desenvolvem uma atividade de expressão plástica.

O projeto Hora do Conto integra a programação regular da Biblioteca Municipal e vai decorrer também nas Bibliotecas do Mercado de Cultura de Marinhais e do Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, num total de 72 sessões.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Programação de Novembro do PIPA leva arte, pensamento e escrita à aldeia de Saramago

O PIPA – Programa da Imagem e da Palavra da Azinhaga dinamiza, sexta-feira e sábado, actividades para crianças e adultos com o comissário do…

Vicente Batalha: O Sr. Teatro

A vida de Vicente Batalha cruza-se com todo o percurso da intelectualidade portuguesa do século XX. Actor e promotor cultural, tem dedicado toda a…

Inauguração da Exposição de Pintura de João Lança na Galeria Municipal do Entroncamento

Foi inaugurada no passado sábado, dia 19 de outubro, a Exposição de Pintura “Num Mundo de Diferenças Somos Todos Iguais” da autoria de João…

CDS acusa DGS de impedir touradas em Santarém sem justificação

O CDS-PP acusa a Direção-Geral da Saúde (DGS) de inviabilizar a realização de duas touradas em Santarém e apela ao Governo que estes espectáculos…