A Biblioteca Municipal de Tomar António Cartaxo da Fonseca vai celebrar o Dia Mundial da Poesia na próxima quarta-feira, dia 21 de Março, com a ação “Ah, isto é que é poesia”, dinamizada por Filipe Lopes e dirigida a alunos do 3º ciclo e do ensino secundário das escolas do concelho.

É o regresso a “casa” de Filipe Lopes, nascido na Linhaceira e que fundou em Tomar nos anos noventa o grupo O Contador de Histórias, com o qual desenvolveu milhares de ações de mediação da leitura em bibliotecas, escolas e noutros lugares.

Sob a égide da Cultiv – Associação de Ideias para a Cultura e Cidadania, coordena atualmente o projeto A Poesia Não Tem Grades, em ambiente prisional, e o podcast “Dias Úteis”, duas das iniciativas que tem desenvolvido na área do livro tendo como linha orientadora o poder inclusivo da experimentação artística e procurando ligar o prazer da leitura com os benefícios do conhecimento e a sua relevância na integração social.

Nas duas sessões, a decorrerem às 9h30 e às 14h30, os alunos poderão esperar a descoberta de textos surpreendentes, seja pela forma, pelo conteúdo ou pela temática, que os ajudem a perceber como a poesia pode ser fascinante.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…