A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, recebe, no dia 17, a conferência “Ângela e Luiza Sigeia: duas mulheres eruditas no Portugal de Quinhentos”, no âmbito da Feira da Época agendada de 01 a 04 de junho.

A conferência terá como oradora a historiadora Catarina Monteiro, com mestrado em História Moderna, com a dissertação “Quando as sombras ofuscam a luz. Luísa e Ângela Sigeia: estórias e histórias de vida no Portugal de Quinhentos”, tendo em curso o projeto de doutoramento “A Senhora D. Catarina: Mulheres e ação política na Europa (1550-1650)”, afirma uma nota da Câmara de Torres Novas (Santarém).

A feira de recriação histórica de Torres Novas, que decorre de 01 a 04 de junho, tem como tema “Femina Mvndi | Ângela e Luiza – As Irmãs Sigeas”, recuperando a história das filhas de Diogo de Sigeu e de Francisca de Velasco, “família de eruditos e humanistas muito influente na corte de D. João III e da rainha D. Catarina”, e que marcaram a sociedade torrejana, em meados do século XVI, quando então se instalaram na vila, acrescenta.

Segundo o município torrejano, Luiza Sigea foi “figura de destaque na corte da infanta D. Maria, filha de D. Manuel I” e reconhecida na Europa, “em boa parte devido ao poemeto Syntra, remetido ao Papa Paulo III, em 1546”, e Ângela Sigea notabilizou-se como escritora, mas, sobretudo, como música.

Leia também...

Programação de Santarém com música, exposições, teatro e literatura até ao final do ano

A programação cultural do município de Santarém até ao fim do ano vai contar com uma exposição comemorativa do quinto centenário do nascimento de…

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude recebidos na diocese de Leiria-Fátima

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que se encontram este mês na diocese de Coimbra, vão ser entregues a Leiria no dia 30…

Limpeza do leito e margens do Nabão e Ribeira de Ceras previne riscos de cheias

Estão em curso as ações de limpeza do leito e margens do rio Nabão, e já concluídas as da ribeira de Ceras, duas intervenções…

Abrantes recupera Passadiços da Fonte dos Touros

Com um enquadramento paisagístico de excelência, junto ao rio, os passadiços da Fonte dos Touros, em Rossio ao Sul do Tejo, foram requalificados, mantendo…