O bispo de Santarém convidou os membros das comunidades católicas da diocese a promover “o perdão, a reconciliação e a paz”, num mundo que avança “com afirmações de poder, de ódio e de guerras”.

Na sua mensagem de Natal, D. José Traquina, referiu que a conjuntura atual global faz refletir “sobre o sentido da civilização humana e o valor de cada pessoa”.

“Tendo em conta a evolução da espécie humana, somos confrontados com manifestações de retrocesso civilizacional: guerras entre povos e nações, violência entre familiares, abusos de crianças, exploração humana, tráfico de pessoas, tudo isto são manifestações de desinteresse pela edificação de uma só família humana com base na justiça e na paz”, alertou.

Segundo o responsável católico, “tudo isto é rejeição do princípio da centralidade da pessoa humana como critério para a construção de uma fraternidade universal”.

D. José Traquina lembrou que “enquanto o mal avança contra a humanidade em tantas geografias, Deus nasce pessoa humana para assegurar uma proximidade e um relacionamento filial e salvador”.

“No Natal contemplamos no Menino do Presépio, o Deus que nasce sujeito a tudo e dependente de todos. É o Deus frágil, sedutor, mas todo poderoso no amor que perdoa, puri_ ca e salva. É o céu presente na Terra”, indicou, acrescentando que “a fragilidade e a dependência com que aparece, revela que o Menino nasce, não para dominar, mas para ser acolhido”.

“A todos convido a sermos mediadores da mensagem do Natal, participando na promoção do perdão e da alegria, edificando o bem e a paz que Deus quer para o mundo”, partilhou o bispo de Santarém, no final da mensagem.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…