O Bispo de Santarém considera que a Quaresma é uma “nova oportunidade de purificação, crescimento espiritual e aperfeiçoamento” da identidade cristã.

Na mensagem da Quaresma de 2022, D. José Traquina realça que a “escuta da Palavra, oração, jejum e esmola são os propósitos habituais” deste tempo, por isso o prelado sublinha que é fundamental cuidar disso, “não como um exercício de obrigação, mas como uma condição de êxito e de vitória”.

Todo o atleta para superar-se e conseguir vitórias na sua modalidade, faz exercícios físicos, assim, os cristãos, são convidados “a promover os exercícios que possibilitam as sementes do Evangelho, semeadas em nosso coração, produzirem frutos abundantes de caridade e de vida com alegria”, lê-se na mensagem enviada à Agência ECCLESIA.

Tendo em conta o programa pastoral da Diocese de Santarém, os cristãos são “chamados a anunciar o Evangelho com as famílias e os jovens”.

Neste sentido, D. José Traquina sugere que em família “se promova a revisão de vida, avalie a presença do amor de Deus no ambiente familiar, reveja o relacionamento, a generosidade, a gratidão, o gosto de estar juntos, a capacidade de perdoar e a humildade para pedir desculpa”.

Este ano, a renúncia quaresmal da Diocese de Santarém vai reverter “para apoio da Diocese de São Tomé e Príncipe”, conforme o pedido feito pelo bispo daquela diocese, D. Manuel António dos Santos.

Leia também...

Jovens de Ourém convidados a participar na Assembleia Jovem no próximo ano lectivo

A AMO – Assembleia Municipal de Ourém, lançou o desafio a todas as escolas, do 2º ciclo ao secundário, para participarem no projecto AJO…

Burlão faz-se passar por PJM e acaba detido pela GNR em Coruche

Um homem, de 46 anos de idade, que se fazia passar por elemento da Polícia Judiciária Militar, foi detido no passado dia 26 de…

Nascente do rio Maior voltou a receber tradicional “Domingo do Bom Verão”

A nascente do rio Maior voltou a receber, no passado domingo, o tradicional “Domingo do Bom Verão”, numa organização da Junta de Freguesia de…

Movimento cívico exige reposição das freguesias de Vaqueiros e Casével

O movimento cívico pela reposição das freguesias de Vaqueiros e Casével reuniu-se, no passado dia 29 de Dezembro, em plenário com a população de…