O bispo emérito de Santarém, Manuel Pelino, vai presidir à Peregrinação Internacional Aniversária de Setembro, em Fátima, a quarta que contará com peregrinos desde o fim do confinamento e que integrará a VI Peregrinação da Comunidade Surda.

A Peregrinação Internacional Aniversária, que celebra a quinta aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, regista, pelo segundo mês consecutivo, a presença de grupos estrangeiros no Santuário, segundo uma nota do Santuário de Fátima.

A fonte refere em comunicado enviado à agência Lusa que o programa da Peregrinação Internacional Aniversária, a quarta que contará com peregrinos desde o fim do confinamento e a segunda com grupos estrangeiros inscritos, começa no dia 12, às 21:30, com a recitação do Rosário na Capelinha das Aparições, seguindo-se a Procissão das Velas e uma celebração da palavra no Altar do Recinto de Oração.

PUBLICIDADE

No dia 13, às 09:00, terá lugar o Rosário Internacional e depois a missa com a Bênção do Santíssimo, terminando com a Procissão do Adeus.

A fonte lembra que, no ano passado, nesta peregrinação, “fizeram-se anunciar no Santuário de Fátima 570 grupos, 407 dos quais estrangeiros, num total de mais de 172 mil peregrinos entre portugueses e estrangeiros que se inscreveram nos serviços do Santuário”.

A Peregrinação Internacional Aniversária deste mês, que integrará a VI Peregrinação da Comunidade Surda ao Santuário de Fátima, é promovida pelo Santuário de Fátima em conjunto com o Grupo de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa do Santuário.

Segundo o comunicado, “foi com ‘muita alegria’, que o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, comunicou através de uma mensagem de vídeo a realização desta peregrinação e na qual deixou o convite a ‘este momento que é de encontro, de oração, de alegria e convívio'”.

O programa da VI Peregrinação da Comunidade Surda começa no sábado, dia 12, pelas 17:30, com o acolhimento.

Pelas 21:30, os elementos da mesma comunidade participam no Rosário e na Procissão das Velas, dois momentos inseridos no programa da Peregrinação Internacional Aniversária de Setembro, onde será recitado um mistério em Língua Gestual Portuguesa por um peregrino surdo. E, pelas 22:30, participam na celebração da Palavra e na Procissão do Silêncio.

No domingo, dia 13, o programa tem início pelas 10:00, com uma Catequese sobre a mensagem de Fátima e, pelas 15:00, haverá missa com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, na Basílica da Santíssima Trindade.

A primeira peregrinação da comunidade surda ocorreu em Setembro de 2015 e contou com cerca de três dezenas de surdos que participaram em várias iniciativas.

A peregrinação realizou-se “dois anos depois de o Santuário ter começado a oferecer uma missa semanal com interpretação em Língua Gestual, como forma integrar e proporcionar as melhores condições àqueles que têm necessidades especiais”, é recordado.

O Santuário de Fátima refere que a aparição ocorrida em 13 de Setembro de 1917 registou “a primeira grande multidão”, pois “segundo relatos da época deveriam estar entre 20 mil a 30 mil pessoas na Cova da Iria”.

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Surto no CRIAL atinge todos os utentes residentes e já provocou um óbito

O Centro de Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) tem um surto activo…

Loja da Cavalinho assaltada no Centro Histórico de Santarém

A loja do Cavalinho foi alvo de um assalto na madrugada desta…