Imagem ilustrativa

Onze operacionais dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia, no concelho de Benavente, testaram positivo à covid-19 nos últimos dias e foram isolados, mantendo a corporação a actividade operacional.

Dos 11 bombeiros infectados, apenas dois têm sintomas. Quarenta e três elementos tiveram teste negativo, mas “estão em vigilância activa”, pode ler-se num comunicado publicado hoje na página da corporação pelo comandante, Miguel Cardia.

Na nota, o comandante, também em isolamento, deu conta de que o processo de testagem começou na sexta-feira passada, quando “um dos bombeiros, […] residente fora do município, referiu sintomas associados à infecção pelo SARS-CoV-2”.

O bombeiro “foi para isolamento domiciliário, fez teste à covid-19 no sábado e, no final da tarde de domingo, informou que tinha resultado positivo”, o que levou a que fosse accionado o mecanismo de rastreamento das linhas de contágio.

Até terça-feira foram efectuados um total de 43 testes, dos quais resultaram 11 casos positivos, entre eles o comandante e o adjunto de comando da corporação.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Benavente, o comunista Carlos Coutinho, responsável máximo pela Proteção Civil no concelho, disse hoje que “a situação está mais estabilizada, em função das medidas impostas e após identificação de toda a situação” na corporação.

“Nós temos 11 casos activos”, disse, referindo-se aos “11 bombeiros positivos e em isolamento social”. Há ainda, acrescentou, “39 pessoas em vigilância activa, além de outras seis em vigilância passiva”.

Segundo o autarca, “a corporação tem um número muito significativo de elementos impedidos de exercer funções”, mas “mantém a sua operacionalidade naquilo que é possível, com recurso, de forma solidária, a outras corporações de bombeiros”.

Por isso, sublinhou, está “assegurada a prestação de socorro e protecção” em Samora Correia.

“Estes são momentos sempre preocupantes porque são números significativos. Envolve uma área importante que é esta dos bombeiros, que estão sempre na linha da frente e mais vulneráveis a este tipo de situações”, disse ainda Carlos Coutinho.

“Desde a primeira hora”, destacou, a Proteção Civil municipal e as instituições que a integram montaram um dispositivo que deixou os bombeiros com “capacidade de intervenção definida e preparada para este tipo de situações, mesmo ao nível da linha de comando, com comandante e adjunto positivo, estando a situação acautelada e o comando garantido”.

No comunicado hoje publicado, o comandante Miguel Cardia dá conta de que, “dentro da contingência actual, a situação operacional do corpo de bombeiros está normalizada” e que “todos os bombeiros confinados estão bem de saúde”.

Leia também...

VÍDEO | D. António Marto espera comportamento “exemplar” e “sentido de responsabilidade” dos peregrinos no 13 de Outubro

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima espera um comportamento “exemplar” e “sentido de responsabilidade” dos peregrinos que queiram participar nas celebrações do 13 de…

Governo cria linha telefónica disponível 24 horas para apoio a lares

Foto ilustrativa O Governo vai criar uma linha telefónica de apoio de apoio aos lares a funcionar 24 horas por dia e avançar com…

Incêndio provoca danos materiais em cozinha de habitação em Fazendas de Almeirim

Uma cozinha no primeiro andar de uma habitação ficou destruída na sequência de um incêndio, na tarde de quarta-feira, 16 de Setembro, em Fazendas…

Tancos: Objectivo dos assaltantes era munições 9 mm – ex-comandante

O coronel Joaquim Vieira Esperança, ex-comandante do regimento de infantaria de Tomar, disse ontem acreditar que o objectivo dos assaltantes dos paióis de Tancos,…