A Câmara Municipal de Abrantes (CMA) concedeu um apoio de 31 mil euros, correspondente à isenção de taxas municipais, à Santa Casa da Misericórdia que vai investir mais de um milhão de euros numa nova Estrutura Residencial para Idosos (ERPI).

O contrato de apoio a Projectos Empresariais de Interesse Municipal foi assinado, no passado dia 8 de Julho, pelo presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes, Alberto Margarido.

O investimento da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes nesta nova resposta social é superior a um milhão de euros e deverá criar 14 postos de trabalho.

Manuel Jorge Valamatos referiu “ser uma honra” poder colaborar na valorização deste projecto social da maior importância porque, adiantou, “os idosos nos merecem uma preocupação a todo o tempo, pelo que ainda precisamos de fazer muito trabalho para proteger as pessoas com mais idade, contribuindo para uma melhor qualidade de vida”.

Já Alberto Margarido, salientou o facto deste projecto ter sido sonhado há já vários anos, tendo agradecido a disponibilidade da CMA para mais uma parceria com a Santa Casa, “estamos a trabalhar no mesmo sentido”. Referiu ainda que este projecto vem ajudar a centralizar alguns serviços e a melhorá-los.

Após a assinatura do contrato, seguiu-se uma visita à obra de construção da futura Estrutura Residencial para Idosos, infraestrutura vocacionada para alojamento colectivo, de utilização temporária ou permanente, para pessoas idosas em situação de risco ou de perda de autonomia, beneficiando de actividades de apoio social e cuidados de saúde.

O edifício com três pisos, com capacidade para acolhimento de 32 utentes, está a ser construído em terreno localizado na traseira do Lar-Hospital da Misericórdia, na parte virada para a encosta sul, com vista sobre o Tejo e o Aquapolis.

Leia também...

“Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo” anima Santarém

Numa iniciativa a decorrer de 3 a 9 de Setembro, a Casa do Campino, em Santarém, recebe a grande “Festa das Artes e das…

Sobe para 175 o número de trabalhadores infectados na Sonae da Azambuja

Dos 833 trabalhadores testados na base logística da Sonae, na Azambuja, 175 acusaram positivo à covid-19 e encontram-se a recuperar em casa. Graça Freitas,…

‘Quebr’ a Corrente’ lança Crowdfunding para libertar o Rex

O movimento de libertação dos cães acorrentados, o ‘Quebr’ a Corrente’, criado em Santarém, lançou, no início desta semana, uma campanha de crowdfunding para…

“Santarém pode ser estratosférica”

Potencial não falta à cidade de Santarém, mas tem faltado capacidade de concretização de planos e estratégias que há muito estão identificadas e são…