A Câmara de Almeirim vai contrair dois empréstimos, num valor global de 3 milhões de euros, para a requalificação do mercado municipal e para a construção de mais um troço da ciclovia da cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro (PS), disse hoje à Lusa que o município decidiu avançar com a contratação destes empréstimos, que serão ainda submetidos à aprovação da Assembleia Municipal, por se tratarem de “obras importantes para perspectivar a cidade” e necessárias para o seu desenvolvimento.

No caso do mercado municipal, o autarca disse que o projecto, com um valor previsto de 3 milhões de euros, está pronto e, obtido o visto do Tribunal de Contas, há condições para lançar o concurso ainda no presente ano.

Para esta obra, o município propõe-se contratar um empréstimo de 2,5 milhões de euros, a pagar num prazo de 20 anos, numa deliberação aprovada, com a abstenção da CDU, na reunião do executivo realizada esta semana.

No primeiro andar do edifício será instalada a Loja do Cidadão, continuando o rés-do-chão a funcionar como até aqui, com várias bancas para os vendedores, salientando Pedro Ribeiro que esta conjugação permitirá “revitalizar o mercado” e a cidade.

O outro empréstimo, aprovado por unanimidade, da ordem dos 500.000 euros, igualmente por um prazo de 20 anos, destina-se à construção do troço da ciclovia entre as estradas da Barreira Branca e a do Vale do Peixe, ficando a faltar dois troços para a conclusão desta infra-estrutura.

Pedro Ribeiro disse à Lusa que a ciclovia de Almeirim terá, no total, cerca de seis quilómetros, ficando a faltar pouco mais de dois quilómetros para a sua conclusão, os quais farão a ligação ao vizinho concelho de Alpiarça.

Na reunião do executivo foi ainda aprovada a contratação, através do lançamento de concurso público, da requalificação da escola básica de Almeirim Canto do Jardim, um investimento próximo dos 700.000 euros, a maioria do qual a concretizar em 2021, e da construção da Área de Serviço para Autocaravanas.

O parque de autocaravanas, que integrará uma rede de apoio ao autocaravanismo constituída por 39 estações de serviço localizadas em 27 concelhos do Alentejo e do Ribatejo, implica um investimento de cerca de 170 mil euros, com financiamento da Linha de Apoio à Valorização do Turismo Interior, do Turismo de Portugal.

A Área de Serviço para Autocaravanas ficará junto à praça de touros da cidade, numa zona urbana, tendo em conta a aposta no turismo gastronómico, salientou.

No Ribatejo, a rota integra os municípios de Almeirim, Cartaxo, Coruche e Rio Maior.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…