A Câmara de Almeirim aprovou esta segunda-feira, 20 de abril, as contas de 2019, que revelam uma execução superior a 85% e um saldo de gerência de 2,6 milhões de euros.

O relatório das contas de 2019 foi aprovado pela maioria socialista com a abstenção da CDU, sendo que o saldo de gerência vai reforçar o orçamento de 17,8 milhões de euros deste ano, disse Pedro Ribeiro à Lusa.

A dívida da Câmara de Almeirim ronda os 6 milhões de euros, sublinhando Pedro Ribeiro que este valor, um dos mais altos dos últimos anos, é “perfeitamente controlável” e deve-se, em grande parte, a aquisição de património, já que o município praticamente não tem dívidas a fornecedores, pois está a pagar a três dias.

Pedro Ribeiro afirmou que, em relação a 2020, o município tem “alguma margem”, estando, devido às medidas que tem vindo a adoptar fruto da pandemia da covid-19, a “fazer opções”.

Essas opções passam por colocar o dinheiro que estava orçamentado para festas, almoços de idosos, apoio a actividades de clubes, colectividades e associações para apoios sociais e prevenção. Como exemplo, apontou o facto de, este ano, o apoio social ir crescer dos cerca de 400 para os 1.200 euros/ano por agregado.

Pedro Ribeiro afirmou que o orçamento de 2019 permitiu a concretização de várias obras que beneficiam de apoios comunitários, como acontece com as escolas, num investimento que rondou os 700 mil euros, e o crematório.

Devido à pandemia, esta infraestrutura acabou por ser acelerada dada a ausência, na região, deste tipo de resposta, a mais recomendada para os casos de óbito pela covid-19, prevendo que o crematório possa entrar em funcionamento no mês de maio, declarou. O Crematório Municipal, situado junto ao cemitério e que será gerido pela Junta de Freguesia de Almeirim, representou um investimento de cerca de 450 mil euros.

Em 2019, foi ainda concluída a mudança de toda a iluminação pública do concelho por sistema LED, num investimento superior a 1,2 milhões de euros, que “permite poupar centenas de milhares de euros/ano e evitar lançar para a atmosfera centenas de quilogramas de CO2”, acrescentou.

O autarca referiu ainda a conclusão das obras nas piscinas municipais, um investimento superior a 500 mil euros, e a inauguração do novo edifico do Tribunal, cujas obras foram realizadas pelo Ministério da Justiça num edifício adquirido pelo município.

Na reunião do executivo municipal foi ainda aprovada, por unanimidade, a atribuição da Medalha Municipal de Mérito Desportivo Grau ouro a Márcio de Jesus Sampaio pelos títulos conquistados no Flamengo.

Leia também...

Suspeito de atear fogo em Alcanhões acusado pelo Ministério Público

O homem que se encontra preso preventivamente por ter ateado um incêndio em Alcanhões foi acusado pelo Ministério Público pelos crimes de incêndio florestal,…

FOTOS | Hospital de retaguarda em Santarém recebeu hoje 100 camas

A Câmara de Santarém recebeu hoje 100 camas, metade cedidas pela Proteção Civil e outra metade pelo Exército, para começar a montar o hospital…

Autarcas do Médio Tejo preocupados com “serviço deficitário” dos CTT

Os 13 autarcas da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM Médio Tejo) manifestaram hoje “preocupação com o serviço deficitário” que afirmam estar a ser…

Municípios do Médio Tejo reivindicam apoios pelos danos causados pela tempestade Elsa

Os municípios do Médio Tejo pediram uma reunião com carácter de urgência ao Governo para obterem respostas aos pedidos de apoio aos prejuízos na…