O Município de Almeirim fechou as contas do ano 2018 com cerca de três mil euros de dívida e cinco facturas por pagar a fornecedores. O Prazo Médio de Pagamentos da Câmara almeirinense continua em três dias.

Os números foram divulgados por Pedro Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, que desde que tomou posse em 2013, tem na redução da dívida e no pagamento atempado a fornecedores uma das suas maiores bandeiras.

Pedro Ribeiro recorda que este processo de gestão também se deve a “uma gestão equilibrada e o empenho e dedicação dos nossos colaboradores”.

PUBLICIDADE

Já em 2017, o Município de Almeirim tinha deixado os pagamentos a fornecedores todos liquidados e em 2016 ficaram por pagar pouco mais de 4500 euros.

A redução da dívida da autarquia já baixou cerca de 40% desde o último mandato, situando-se actualmente abaixo dos 6 milhões de euros.

Recorde-se que o orçamento do município para 2019 ronda os 16,5 milhões de euros, sendo sensivelmente igual ao que vigorou este ano, mantendo-se também os valores das taxas municipais.

Com cerca de 30% da rubrica da despesa destinada a salários, o documento prevê investimentos da ordem dos 5 milhões de euros, realçando Pedro Ribeiro que as obras nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho e no mercado municipal, com comparticipação comunitária, estão dependentes de concursos que “são sempre morosos”, sendo intenção que tenham início em 2019.

Estas duas obras e parte da construção da circular urbana (na vertente relacionada com a mobilidade e a criação de ciclovias) integram o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

O município vai avançar com mais uma fase da remodelação das piscinas municipais e com a construção do crematório, sendo que parte deste investimento será feito com recurso a empréstimo bancário, além de intervenções nas freguesias, que avançarão à medida que o município for tendo fundos disponíveis, adiantou.

O autarca afirmou que a situação financeira permite avançar para a contratação de alguns empréstimos para a aquisição de terrenos, nomeadamente para a circular urbana, que irão incorporar o património municipal.

PUBLICIDADE
Leia também...

Salvador, Bebé do Ano em Santarém, recebe cheque-prenda do Correio do Ribatejo/Sonae

Salvador da Silva Carlota foi o primeiro bebé a nascer no dia…

João Manzarra apela à adopção de cães abandonados em Santarém

João Manzarra, conhecido apresentador de televisão, esteve esta sexta-feira, 15 de Novembro,…

Estatuto do Antigo Combatente assegura um “tardio, mas justo reconhecimento”

O parlamento aprovou, no passado dia 23, o Estatuto do Antigo Combatente,…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…