A Câmara Municipal de Coruche formalizou ontem, quinta-feira, dia 27 de Fevereiro, a posse administrativa do antigo edifício da Zona Agrária de Coruche, na sequência da assinatura do Acordo de Transferência de Gestão de Património Imobiliário Público sem Utilização, celebrado com o Governo, numa cerimónia realizada no Auditório da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

A Autarquia pretende requalificar o património devoluto, dotando-o de novas funcionalidades ao serviço da comunidade, com o objetivo de instalar uma unidade de cuidados continuados de apoio ao doente oncológico. O investimento previsto ronda os 800 mil euros e enquadra-se na estratégia municipal de reforço da rede de saúde e assistência social, dando resposta a uma necessidade premente do Concelho e da região.

Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, sublinha a importância desta transferência para a política de coesão territorial e valorização do património público. «Este ato permite que um imóvel sem uso possa ganhar nova vida e servir os munícipes, através de um projeto que tem um impacto social e humano inquestionável», afirma o autarca.

A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, João Silva Lopes, que destacou o papel central das autarquias na gestão eficiente do património imobiliário do Estado. Com este novo acordo, Coruche junta-se a outros 11 municípios contemplados nesta fase do programa de transferência, que totalizou 22 imóveis em todo o País, num investimento global de 40 milhões de euros.

Desde outubro de 2024, o Governo já celebrou 33 acordos com 29 municípios, envolvendo a transferência de 49 imóveis públicos e um investimento acumulado de cerca de 50 milhões de euros para a sua requalificação. O antigo edifício da Zona Agrária de Coruche representa, assim, uma oportunidade de renovação urbanística e ampliação das respostas municipais na área da saúde, consolidando o compromisso da Autarquia com a melhoria das condições de vida da população e o reforço dos equipamentos sociais do Concelho.

Leia também...

Um detido em flagrante por furto em estabelecimento comercial

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Vila Nova da Barquinha, no dia 24 de fevereiro, deteve em flagrante um homem…

Homem detido e armas apreendidas pela PSP em processo de violência doméstica

A PSP deteve um homem de 47 anos e apreendeu armas e munições num processo de violência doméstica esta quinta-feira, 6 de Janeiro, no…

Azambuja investe mais de 200 mil euros em carrinhas para Juntas de Freguesia

O Município de Azambuja entregou recentemente sete carrinhas novas, a cada uma das Junta de Freguesia do concelho, num investimento no valor de mais…

Azambuja prolonga isenções de rendas e de taxas municipais

A Câmara Municipal da Azambuja aprovou o prolongamento de medidas de apoio no âmbito da pandemia de covid-19, nomeadamente a isenção do pagamento de…