A Câmara Municipal de Coruche formalizou ontem, quinta-feira, dia 27 de Fevereiro, a posse administrativa do antigo edifício da Zona Agrária de Coruche, na sequência da assinatura do Acordo de Transferência de Gestão de Património Imobiliário Público sem Utilização, celebrado com o Governo, numa cerimónia realizada no Auditório da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

A Autarquia pretende requalificar o património devoluto, dotando-o de novas funcionalidades ao serviço da comunidade, com o objetivo de instalar uma unidade de cuidados continuados de apoio ao doente oncológico. O investimento previsto ronda os 800 mil euros e enquadra-se na estratégia municipal de reforço da rede de saúde e assistência social, dando resposta a uma necessidade premente do Concelho e da região.

Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, sublinha a importância desta transferência para a política de coesão territorial e valorização do património público. «Este ato permite que um imóvel sem uso possa ganhar nova vida e servir os munícipes, através de um projeto que tem um impacto social e humano inquestionável», afirma o autarca.

A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, João Silva Lopes, que destacou o papel central das autarquias na gestão eficiente do património imobiliário do Estado. Com este novo acordo, Coruche junta-se a outros 11 municípios contemplados nesta fase do programa de transferência, que totalizou 22 imóveis em todo o País, num investimento global de 40 milhões de euros.

Desde outubro de 2024, o Governo já celebrou 33 acordos com 29 municípios, envolvendo a transferência de 49 imóveis públicos e um investimento acumulado de cerca de 50 milhões de euros para a sua requalificação. O antigo edifício da Zona Agrária de Coruche representa, assim, uma oportunidade de renovação urbanística e ampliação das respostas municipais na área da saúde, consolidando o compromisso da Autarquia com a melhoria das condições de vida da população e o reforço dos equipamentos sociais do Concelho.

Leia também...

PSP faz cinco detidos durante a Operação de Ano Novo

O Comando Distrital de Santarém da Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve cinco pessoas entre os dias 27 de Dezembro e 2 de Janeiro,…

Prazo para responder a Censos 2021 pela Internet prolongado até 31 de Maio

O Instituto Nacional de Estatística (INE) prolongou até 31 de Maio o prazo para responder pela Internet ao Censos 2021, passado o prazo preferencial…

José Milhazes, Moita Flores e Fátima Lopes na Feira do Livro de Tomar

É já na próxima semana que começa aquela que será a mais longa edição da Feira do Livro de Tomar, aberta ao público no…

Torres novas recebe Exposição “Terra Branca”

Estará patente, de 25 de novembro de 2023 a 30 de março de 2024, no Museu Municipal Carlos Reis e Galeria Neupergama, a exposição…