A Câmara Municipal de Coruche formalizou ontem, quinta-feira, dia 27 de Fevereiro, a posse administrativa do antigo edifício da Zona Agrária de Coruche, na sequência da assinatura do Acordo de Transferência de Gestão de Património Imobiliário Público sem Utilização, celebrado com o Governo, numa cerimónia realizada no Auditório da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

A Autarquia pretende requalificar o património devoluto, dotando-o de novas funcionalidades ao serviço da comunidade, com o objetivo de instalar uma unidade de cuidados continuados de apoio ao doente oncológico. O investimento previsto ronda os 800 mil euros e enquadra-se na estratégia municipal de reforço da rede de saúde e assistência social, dando resposta a uma necessidade premente do Concelho e da região.

Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, sublinha a importância desta transferência para a política de coesão territorial e valorização do património público. «Este ato permite que um imóvel sem uso possa ganhar nova vida e servir os munícipes, através de um projeto que tem um impacto social e humano inquestionável», afirma o autarca.

A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, João Silva Lopes, que destacou o papel central das autarquias na gestão eficiente do património imobiliário do Estado. Com este novo acordo, Coruche junta-se a outros 11 municípios contemplados nesta fase do programa de transferência, que totalizou 22 imóveis em todo o País, num investimento global de 40 milhões de euros.

Desde outubro de 2024, o Governo já celebrou 33 acordos com 29 municípios, envolvendo a transferência de 49 imóveis públicos e um investimento acumulado de cerca de 50 milhões de euros para a sua requalificação. O antigo edifício da Zona Agrária de Coruche representa, assim, uma oportunidade de renovação urbanística e ampliação das respostas municipais na área da saúde, consolidando o compromisso da Autarquia com a melhoria das condições de vida da população e o reforço dos equipamentos sociais do Concelho.

Leia também...

Orçamento Participativo Jovem aceita propostas até 31 de janeiro

A Câmara de Alcanena vai destinar 20.000 euros em 2019 para o projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem, cujo prazo para entrega de propostas…

Festival Dançarão de 14 a 16 de julho na zona ribeirinha de Mação

A zona ribeirinha junto ao rio Tejo, em Ortiga, no concelho de Mação, recebe, de 14 a 16 de julho, o festival Dançarão, da…

“Mentira, ameaças e coacção” levam eleito do Chega! no Entroncamento a renunciar ao cargo

O cabeça de lista do Chega à Câmara Municipal do Entroncamento eleito nas autárquicas do passado dia 26 de Setembro, Diamantino Graça, renunciou ao…

Empresa de capitais Luso-Americanos investe 6 milhões de euros no Cartaxo

A empresa BB&G – Alternative Worldwide Environmental Solutions, Lda (BB&G), representada pelos empresários Germano Araújo Carreira e David Fowler, vai construir uma unidade industrial…