Foto: Facebook Câmara Municipal de Coruche

Foi assinado um contrato anual de comodato entre a Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos da Raça Suffolk (APCORS) e a Câmara Municipal de Coruche, na manhã desta quarta-feira, 4 de Janeiro, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça (OSC), que visa disponibilizar, no observatório, um espaço dedicado à constituição da sede da APCORS.

A sala comodatada será destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades compreendidas no objeto social da APCORS, compatíveis com os pressupostos e regulamentos do OSC. A parceria sublinha a relevância das potencialidades do montado de sobro num contexto agro-silvo-pastoril e a importância dos ruminantes no combate aos incêndios.

Além de acolher reuniões dos corpos sociais da APCORS, em especial da direção e da assembleia geral, o espaço compreenderá, no futuro, um centro de interpretação da raça Suffolk, dedicado à ovinicultura extensiva de produção e à utilização agro-silvo-pastoril do território de montado.

Uma vez que o OSC possui infraestruturas e meios de suporte à investigação em torno do montado, possibilitando a transferência de conhecimento, o contrato assinado fortalece a coesão da parceria e reflete mais-valias que contribuem para a valorização do montado e da proteção e/ou conservação de raças autóctones, como é o caso da raça Suffolk, reforçando ainda a relevância do montado na preservação de espécies.

A APCORS, formalmente registada a 28 de fevereiro de 2020, desenvolve actividades de investigação e consultoria na área agro-silvo-pastoril com os objetivos de representar todos os criadores de raça Suffolk, apoiar o desenvolvimento genético e promover a raça.

A APCORS é responsável pelo Livro Genealógico Português de Raça Suffolk e assume todas as obrigações legais associadas, designadamente o apoio a todos os 106 criadores nacionais, distribuídos de norte a sul de Portugal, tendo como missão salvaguardar os objetivos de seleção e melhoramento da raça em território nacional, apoiando os criadores associados com toda a informação relativa à raça e aos seus animais.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.