A Câmara de Ourém decidiu encerrar ao público todos os serviços municipais e limitar o acesso à casa mortuária e ao cemitério, devido à declaração de estado de emergência, anunciou hoje a autarquia.

A partir de sexta-feira, todos os serviços municipais estão encerrados ao público, sendo os assuntos tratados exclusivamente por via electrónica ou por telefone, e o acesso à casa mortuária e ao cemitério municipal será condicionado, refere uma nota de imprensa da autarquia.

A câmara, presidida por Luís Albuquerque (coligação PSD/CDS-PP Ourém Sempre), vai ainda encerrar os “Espaços Cidadão” de Caxarias, Olival e Freixianda, e os parques infantis, interditando a utilização dos equipamentos geriátricos.

O encerramento de todas as esplanadas do concelho, dos sanitários públicos e do Centro Municipal de Exposições de Ourém são outras medidas tomadas devido à pandemia da Covid-19.

A câmara decidiu ainda suspender o pagamento de estacionamento parqueado, de superfície, em Ourém e Fátima, e o acesso ao parque subterrâneo do município fica condicionado às avenças existentes.

Como medida de contenção da proliferação do vírus, o município vai proceder à desinfecção periódica dos espaços públicos, nas diferentes localidades do concelho.

“Conscientes das enormes dificuldades com que muitas instituições e pessoas poderão ser confrontadas no curto e no médio prazo, estamos a preparar um conjunto de medidas, complementares às do Governo, para o apoio às IPSS [instituições particulares de solidariedade social], aos cidadãos e às famílias, mais vulneráveis, assim como aos sem abrigo, estes, felizmente, em número residual”, refere o comunicado.

A mesma nota informa ainda que foram suspensos o serviço de recolha de monos de porta a porta, de todos os eventos organizados pelo município, no qual se incluem as actividades culturais, desportivas e recreativas, assim como as actividades para grupos escolares.

Serão ainda encerrados o ecoponto, os pavilhões gimnodesportivos do Pinheiro, Caneiro, Ourém, Caxarias e Freixianda, o estádio Papa Francisco, em Fátima, o Museu Municipal de Ourém, as piscinas municipais de Ourém e de Caxarias, o “Espaço Empresa”, a Biblioteca Municipal e os postos de turismo.

O cancelamento da participação directa ou indirecta em qualquer actividade em que o município seja parceiro e as viagens de funcionários e eleitos locais fora do concelho ou internacionais, com excepção das estritamente necessárias, foram outras medidas tomadas.

As feiras e mercados estão suspensos, assim como a emissão de qualquer licença para iniciativas e eventos culturais, desportivos e recreativos durante este mesmo período.

Considerando que se está a viver um “cenário dantesco”, a câmara aconselha a uma postura calma e serena, e avisa que a partir de sexta-feira a comunicação com os munícipes cingir-se-á aos comunicados relacionados com a pandemia do novo coronavírus, “sendo diariamente publicada, nos canais digitais do município informação relativa à evolução desta crise sanitária, no que ao concelho de Ourém respeita, não sendo de considerar outra informação que não a difundida pelo gabinete da Presidência”.

Leia também...

Trabalhadores da SUMOL+COMPAL em greve exigem negociação de caderno reivindicativo

Os trabalhadores da SUMOL+COMPAL cumprem hoje um dia de greve, uma paralisação que se prolonga até às 08:00 de quinta-feira em protesto contra o…

Relação de Évora rejeita recurso do Ministério Público no caso Sara Carreira

O Tribunal da Relação de Évora rejeitou o recurso do Ministério Público e manteve a decisão da juíza de instrução que devolveu a acusação…

Pedro Dyonysyo em concerto na Golegã

O músico Pedro Dyonysyo vai atuar no Adro da Igreja Matriz do Pombalinho, na Golegã, no próximo dia 21 de Julho, pelas 21h15. Um…

Mesa está posta em Almeirim até domingo para mais um Festival da Sopa da Pedra

O Festival da Sopa da Pedra de Almeirim, que acontece até domingo, 02 de Setembro, registou ontem uma autêntica enchente, com mais de 10…