A Câmara de Ourém pretende construir um Fórum Cultural no centro da cidade para atrair pessoas à zona e o anteprojeto da estrutura já foi aprovado por unanimidade na última reunião de executivo.

O anteprojeto referente à reabilitação do antigo Mercado Municipal, para a edificação do Fórum Cultural de Ourém, prevê a integração de diferentes valências nesta infraestrutura, de forma a “devolver às pessoas” esta parte “do coração da cidade”, disse à agência Lusa o presidente do Município de Ourém, Luís Albuquerque (coligação PSD/CDS Ourém Sempre).

Segundo o autarca, no espaço, que foi mercado municipal, funciona atualmente a rodoviária: “É um espaço importante que não deve estar ocupado com estacionamento”.

“Vamos manter o terminal rodoviário com cinco cais para cargas e descargas de passageiros e mercadorias, mas queremos criar um estúdio de cinema coberto, que não existe de momento em Ourém”, afirmou.

O presidente adiantou que o objetivo é também transferir para o local a biblioteca e o arquivo municipais, “que estão em edifícios dos quais se pagam rendas altas”.

A reabilitação do local prevê ainda a criação de espaços comerciais e de restauração e um parque subterrâneo com 43 lugares de estacionamento, bem como espaços exteriores de lazer.

“Queremos unir os edifícios e criar uma praça, disponibilizando um espaço que poderá servir para várias atividades”, acrescentou Luís Albuquerque.

O projeto prevê um orçamento de 4,8 milhões de euros. Após a aprovação do estudo prévio desta reabilitação, a autarquia vai agora avançar para a criação do projeto de execução.

Leia também...
Foto ilustrativa

GNR corta acesso de manifestantes à A23

A GNR cortou o acesso à Autoestrada 23 (A23) e impediu a…

Entroncamento recebe Rastreio do Cancro da Mama

O Município do Entroncamento vai receber um rastreio ao Cancro da Mama…

𝗩𝗶𝗱𝗶𝗴𝘂𝗲𝗶𝗿𝗮 𝘃𝗲𝗻𝗰𝗲 𝟯º 𝗙𝗲𝘀𝘁𝗶𝘃𝗮𝗹 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗖𝗮𝗻𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗥𝘂𝗿𝗮𝗹

O município de Vidigueira venceu o 3º Festival Nacional da Canção Rural…

Perigo máximo de incêndio em cerca de 50 concelhos

Cerca de 50 concelhos de Portugal continental estão hoje em perigo máximo…