A aquisição do terreno vai permitir a construção de um novo campo de futebol e a ampliação do complexo desportivo local.
A Câmara Municipal de Santarém adquiriu no passado dia 3 de Julho um terreno na vila de Pernes. A escritura da compra pela câmara, vai permitir a construção de um novo campo de futebol e a ampliação do complexo desportivo local, referiu Raúl Violante, presidente da Junta de Freguesia de Pernes que sublinhou ainda que a aquisição do terreno com cinco hectares representa “uma grande mais-valia para Pernes e, em particular, para o Atlético Clube de Pernes”, associação desportiva com 82 anos de história que, até agora, funcionava em campos emprestados ou alugados.
“O local é de excelência, com bons acessos e próximo da escola D. Manuel I, onde está em construção o novo pavilhão desportivo”, afirmou o autarca, acrescentando que a nova infraestrutura permitirá “engrandecer o clube local e criar uma entrada digna para a vila”. O presidente da junta destacou ainda que o projeto poderá incluir outras infraestruturas, como um novo posto de combustível, atualmente localizado no centro da vila, e uma ‘box’ de lavagem de viaturas, embora estas ideias estejam ainda em fase preliminar.
“O atual posto de combustível está mal localizado. A ideia que foi lançada, mas que ainda está muito superficial, era que nesse terreno se pudesse implantar um novo posto de combustível, que traria também melhores condições e iria permitir o abastecimento de outro tipo de viaturas em simultâneo, que atualmente não se verifica”, afirmou. Apesar de não existir uma estimativa concreta para o custo total do projeto, Raúl Violante reconheceu que “custará alguns milhões de euros”, sublinhando o empenho da Câmara Municipal de Santarém na viabilização da obra.
O complexo desportivo de Pernes integra ainda a construção de um novo pavilhão, cujas obras arrancaram há cerca de um mês. Com um investimento de três milhões de euros, o equipamento destina-se à comunidade escolar, mas estará igualmente acessível à população em geral, permitindo a prática de modalidades como andebol, basquetebol e voleibol. “Será um acréscimo da prática desportiva na nossa terra”, salientou.
Numa publicação nas redes sociais, o presidente da Câmara de Santarém, João Leite (PSD), considerou a aquisição do terreno “mais um passo importante para o futuro coletivo de Pernes” e “um dia feliz para Santarém”.
“Nos próximos anos, iremos construir um campo de futebol que permitirá a deslocalização do Atlético Clube de Pernes para esta zona da vila, junto à escola. Os jovens e todos os atletas terão condições dignas para a prática desportiva”, afirmou João Leite. O autarca destacou ainda que o terreno permitirá o desenvolvimento de diversos projetos de âmbito desportivo e de lazer, reforçando “o compromisso do município com a qualidade de vida da população”.