A Câmara Municipal de Santarém efectuou hoje a escritura de compra de, aproximadamente, 6,8 hectares na Quinta do Rolim, junto ao Complexo Aquático. Ao longo dos últimos meses o Município adquiriu outros dois terrenos nesta zona tendo em vista “concretizar a totalidade do projecto da futura Cidade Desportiva”, afirmou o vice-presidente da Câmara de Santarém ao ‘Correio do Ribatejo’.

“Para o ano, em 2024, iniciar-se-á a construção da 1ª fase com a Academia de Futebol (zona central da planta, com bancadas, 2 campos de futebol)”, assegura João Leite.

“Este é um projecto fundamental para Santarém, para a nossa população, para a promoção da prática desportiva, ou seja, da qualidade de vida de todos. Será uma realidade. Hoje, demos um passo essencial para a concretização desta, nossa, ambição”, concluiu.

Em Fevereiro deste ano a Câmara de Santarém assinou com a Associação de Futebol de Santarém um protocolo para a construção de uma Academia de Futebol, orçada em 1.750.000 euros, junto ao Complexo Aquático da cidade.

O projecto inclui a construção de dois campos de futebol, um de onze e outro de nove/sete, balneários, bancadas, descoberta e coberta, áreas de apoio (como posto médico, salas de reunião/formação, salas técnicas e de equipamentos), bar e zona de estacionamento, bem como a reabilitação do Pavilhão e do Complexo Desportivo Municipal para a prática de futsal.

Na assinatura do protocolo estiveram presentes, além do presidente do município, Ricardo Gonçalves (PSD), os presidentes da AFSantarém, Francisco Jerónimo, e da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, salientando o autarca a importância do projecto para a existência na cidade de “um espaço com as condições necessárias para a prática desportiva”.

Os equipamentos integrarão o património municipal, vigorando o acordo com a AFSantarém, responsável pela definição das “condições específicas para a prática e utilização desportiva”, por um período nunca inferior a trinta anos, renovável.

Em entrevista recente ao ‘Correio do Ribatejo’, Carlos Coutinho, administrador da Viver Santarém considera o local “apropriado, de forma a tornar esta zona numa cidade desportiva, agregando uma quantidade de estruturas, próximas, o que facilita muito a sua gestão”.

Na mesma entrevista, Carlos Coutinho salienta que “a Câmara teve a capacidade de negociar os terrenos, é um grande passo para Santarém. Este projecto vem resolver os problemas da cidade ao nível daquilo que são as instalações desportivas para os próximos anos”, admite.

“É um projecto estruturante. O ‘masterplan’ da cidade desportiva é ambicioso, mas possível de realizar. Santarém vai ficar com óptimas condições para o desenvolvimento desportivo, seja pela cidade desportiva, seja por todos os investimentos feitos na cidade e freguesias. Há todo um conjunto de projectos que, não podendo ser construídos todos ao mesmo tempo, irão trazer benefícios claros para a região”, conclui o administrador da Viver Santarém que gere os espaços de prática desportiva existentes no concelho.

Leia também...

Atleta do Santarém Basket Clube morre aos 13 anos de idade

Henrique Francisco, atleta do Santarém Basket Clube, faleceu no passado domingo, 11…

Atleta do Vale de Santarém assina contrato profissional com o SL Benfica

Henrique Sá iniciou o seu percurso desportivo no SL Cartaxo.

Benfica do Ribatejo incrédulo com decisão da Associação de Futebol de Santarém

O Grupo Desportivo de Benfica do Ribatejo está incrédulo com a resposta…

Par de Santarém conquista recorde para Portugal no Campeonato do Mundo das 10Danças

O par Francisco Ramos & Leonor Gonçalves conquistou o 13º lugar na…