O Município de Santarém voltou a disponibilizar diversas linhas de apoio social ao munícipe, durante o actual estado pandémico que o país atravessa, com objectivo de ajudar todos aqueles que se encontram em situação de maior fragilidade, vulnerabilidade social e solidão.

A autarquia tem activas a Linha de Apoio Social, a Linha de Apoio à Pessoa Idosa, a Linha de Apoio ao Migrante, a  Linha de Apoio Social – Situação de Desemprego – GIP, a Linha de Apoio do Gabinete de Apoio à Vítima de Crime e a Linha de Apoio da Comissão de Crianças e Jovens de Santarém.

Segundo o município, a Linha de Apoio Social pretende informar a população sobre os serviços e medidas de apoio, articular com os serviços locais a resposta às necessidades apresentadas, facilitar o acesso aos bens de primeira necessidade, promovendo a articulação com os diferentes agentes locais e referenciar aos serviços locais as situações de pessoas e famílias com necessidades alimentares e outros.

Já a Linha de Apoio à Pessoa Idosa, tem como objectivos: o encaminhamento das situações de pessoas idosas que precisam de ajuda para as compras de bens essenciais, responder às necessidades de informação destas, ou tão simplesmente, permitir o diálogo com estas pessoas que se sentem sozinhas e precisam de conversar.

Com a Linha de Apoio ao Migrante, o município pretende informar e esclarecer sobre a regularização dos Migrantes em Portugal, encaminhamento social, processos de nacionalização, reagrupamento familiar, retorno voluntário ao país de origem, informar e encaminhar na área laboral e efectuar agendamento junto dos serviços do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Para apoiar jovens e adultos desempregados no seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, a Câmara de Santarém disponibiliza a Linha de Apoio Social – Situação de Desemprego – GIP. Esta linha também apoia a inscrição online dos candidatos a emprego junto do IEFP, divulga e capta ofertas de emprego, motiva e apoia a participação em ocupações temporárias que facilitem a inserção no mercado de trabalho e prestam esclarecimentos sobre o processo de desemprego.

A Linha de Apoio à Vítima de Crime, em parceria com a APAV, pretende apoiar e informar todas as vítimas de crime, num período em que nos é exigida ainda mais responsabilidade e atenção ao que se passa ao nosso redor com as crianças, as mulheres e os idosos.

É disponibilizada também a Linha de Apoio da Comissão de Crianças e Jovens de Santarém que tem como objectivo assegurar a protecção das crianças e jovens, no âmbito das competências e atribuições desta Comissão.

Todas as linhas funcionam de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, excepto a Linha de Apoio do Gabinete de Apoio à Vítima de Santarém que funciona das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

Leia também...

Golegã celebra aniversário da Sociedade Filarmónica com exposição

A Sociedade Filarmónica Goleganense 1.º de Janeiro celebra 93 anos de história com uma exposição única que une fotografia, música e memória, na Galeria…

Rotary de Santarém recebe governador e integra quatro novos elementos

O Rotary Clube de Santarém recebe esta terça-feira, 26 de Janeiro, às 20h30, a visita do Governador do Distrito Rotário 1960, Roberto Carvalho, em…

Santuário de Fátima convicto de que Leão XIV continuará trabalho de Francisco e espera visita

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, disse estar convicto de que Leão XIV, hoje eleito Papa, vai continuar o trabalho do…

Alcanede devolve Igreja Matriz à população depois da conclusão dos trabalhos de restauro

A inauguração das obras da Igreja Matriz de Alcanede teve lugar este domingo, 4 de Fevereiro, pelas 11h30, numa cerimónia que encheu completamente o…