O Município de Santarém voltou a disponibilizar diversas linhas de apoio social ao munícipe, durante o actual estado pandémico que o país atravessa, com objectivo de ajudar todos aqueles que se encontram em situação de maior fragilidade, vulnerabilidade social e solidão.

A autarquia tem activas a Linha de Apoio Social, a Linha de Apoio à Pessoa Idosa, a Linha de Apoio ao Migrante, a  Linha de Apoio Social – Situação de Desemprego – GIP, a Linha de Apoio do Gabinete de Apoio à Vítima de Crime e a Linha de Apoio da Comissão de Crianças e Jovens de Santarém.

Segundo o município, a Linha de Apoio Social pretende informar a população sobre os serviços e medidas de apoio, articular com os serviços locais a resposta às necessidades apresentadas, facilitar o acesso aos bens de primeira necessidade, promovendo a articulação com os diferentes agentes locais e referenciar aos serviços locais as situações de pessoas e famílias com necessidades alimentares e outros.

Já a Linha de Apoio à Pessoa Idosa, tem como objectivos: o encaminhamento das situações de pessoas idosas que precisam de ajuda para as compras de bens essenciais, responder às necessidades de informação destas, ou tão simplesmente, permitir o diálogo com estas pessoas que se sentem sozinhas e precisam de conversar.

Com a Linha de Apoio ao Migrante, o município pretende informar e esclarecer sobre a regularização dos Migrantes em Portugal, encaminhamento social, processos de nacionalização, reagrupamento familiar, retorno voluntário ao país de origem, informar e encaminhar na área laboral e efectuar agendamento junto dos serviços do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Para apoiar jovens e adultos desempregados no seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, a Câmara de Santarém disponibiliza a Linha de Apoio Social – Situação de Desemprego – GIP. Esta linha também apoia a inscrição online dos candidatos a emprego junto do IEFP, divulga e capta ofertas de emprego, motiva e apoia a participação em ocupações temporárias que facilitem a inserção no mercado de trabalho e prestam esclarecimentos sobre o processo de desemprego.

A Linha de Apoio à Vítima de Crime, em parceria com a APAV, pretende apoiar e informar todas as vítimas de crime, num período em que nos é exigida ainda mais responsabilidade e atenção ao que se passa ao nosso redor com as crianças, as mulheres e os idosos.

É disponibilizada também a Linha de Apoio da Comissão de Crianças e Jovens de Santarém que tem como objectivo assegurar a protecção das crianças e jovens, no âmbito das competências e atribuições desta Comissão.

Todas as linhas funcionam de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, excepto a Linha de Apoio do Gabinete de Apoio à Vítima de Santarém que funciona das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

Leia também...

Centro Cultural Gil Vicente com apoio de 200 mil euros para programação nos próximos quatro anos

O Centro Cultural Gil Vicente (CCGV) foi um dos 18 novos espaços da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) a receber apoio à…

“As mulheres socialistas têm como missão dignificar o papel de ser mulher”

Ana Bernardino foi eleita coordenadora das Mulheres Socialistas do Cartaxo, em eleição que apresentou uma única lista. Natural da Ereira, freguesia do Cartaxo, é…

Escola Superior de Saúde assinala 50º Aniversário

As comemorações do 50º aniversário da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Santarém (ESSS) irão decorrer no próximo dia 16 de Maio, no…

Feira do Livro de Tomar de 31 de maio a 10 de junho no Centro Cultural da Levada

A Feira do Livro de Tomar vai decorrer de 31 de maio a 10 de junho com a presença, ao longo dos 11 dias,…