João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém esteve presente na cerimónia de encerramento da Semana Ubuntu. Entre 28 de Março e 1 de Abril, diversas iniciativas realizaram-se com o objectivo de dar particular atenção a cinco dimensões de formação: o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço.
João Leite felicitou “a dinâmica do Agrupamento Escola Sá da Bandeira” enaltecendo a entusiasmante participação dos jovens “vocês são o nosso futuro, para a Câmara Municipal de Santarém é fundamental esta experiência fora do contexto escolar, é para nós importante termos jovens na sociedade socialmente empreendedores e com espírito crítico e criativo”.
O Município de Santarém constituiu-se como Investidor Social do projecto Academia de Líderes Ubuntu Escolas Alentejo, através da Carta de Compromisso de Investidor Social, assinada no âmbito da candidatura ao Programa Parcerias para o Impacto.
Em 2010, o Instituto Padre António Vieira (IPAV) criou o projecto Academia de Líderes Ubuntu (ALU), que tem vindo a capacitar jovens e educadores no desenvolvimento das suas competências socioemocionais, com o objectivo de facilitar o seu desenvolvimento enquanto líderes ao serviço da comunidade, capacitando-os para uma intervenção adequada e eficaz nesses mesmos contextos.
O projecto Academia de Líderes Ubuntu (ALU) tem nas suas raízes a filosofia de vida Ubuntu, palavra de origem sul-africana que condensa uma filosofia humanista, transversal e independente de qualquer país, cultura, religião, ou afiliação política, traduzida na ideia: “Eu sou porque tu és/Eu só posso ser pessoa através das outras pessoas”.
Em 2017, o Projecto foi reconhecido pela Comissão Europeia como um dos 12 mais relevantes em termos de boas práticas de trabalho com jovens e empreendedorismo social. Este reconhecimento vem reforçar o carácter inovador e o potencial transformar deste Projecto que já foi também desenvolvido em países como Guiné-Bissau, Cabo Verde, S. Tomé, Moçambique, Timor-Leste, Espanha, Grécia, Senegal, Colômbia, Venezuela, Peru, Brasil, Camboja e Filipinas.
O Projecto Academia de Líderes Ubuntu-Escolas, destinado a jovens entre os 13 e os 18 anos e aos seus educadores, desenvolvido desde 2017, está presente em mais de 80 escolas de todo o país, com evidência de impactos muito significativos nos seus participantes, estando a ser implementado pelo IPAV na Escola Secundária Sá da Bandeira e na EB 2,3 D. João II, durante os anos lectivos 2021/2022 e até Dezembro do ano lectivo 2022/2023.