João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém esteve presente na cerimónia de encerramento da Semana Ubuntu. Entre 28 de Março e 1 de Abril, diversas iniciativas realizaram-se com o objectivo de dar particular atenção a cinco dimensões de formação: o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço.

João Leite felicitou “a dinâmica do Agrupamento Escola Sá da Bandeira” enaltecendo a entusiasmante participação dos jovens “vocês são o nosso futuro, para a Câmara Municipal de Santarém é fundamental esta experiência fora do contexto escolar, é para nós importante termos jovens na sociedade socialmente empreendedores e com espírito crítico e criativo”.

O Município de Santarém constituiu-se como Investidor Social do projecto Academia de Líderes Ubuntu Escolas Alentejo, através da Carta de Compromisso de Investidor Social, assinada no âmbito da candidatura ao Programa Parcerias para o Impacto.

Em 2010, o Instituto Padre António Vieira (IPAV) criou o projecto Academia de Líderes Ubuntu (ALU), que tem vindo a capacitar jovens e educadores no desenvolvimento das suas competências socioemocionais, com o objectivo de facilitar o seu desenvolvimento enquanto líderes ao serviço da comunidade, capacitando-os para uma intervenção adequada e eficaz nesses mesmos contextos.

O projecto Academia de Líderes Ubuntu (ALU) tem nas suas raízes a filosofia de vida Ubuntu, palavra de origem sul-africana que condensa uma filosofia humanista, transversal e independente de qualquer país, cultura, religião, ou afiliação política, traduzida na ideia: “Eu sou porque tu és/Eu só posso ser pessoa através das outras pessoas”.

Em 2017, o Projecto foi reconhecido pela Comissão Europeia como um dos 12 mais relevantes em termos de boas práticas de trabalho com jovens e empreendedorismo social. Este reconhecimento vem reforçar o carácter inovador e o potencial transformar deste Projecto que já foi também desenvolvido em países como Guiné-Bissau, Cabo Verde, S. Tomé, Moçambique, Timor-Leste, Espanha, Grécia, Senegal, Colômbia, Venezuela, Peru, Brasil, Camboja e Filipinas.

O Projecto Academia de Líderes Ubuntu-Escolas, destinado a jovens entre os 13 e os 18 anos e aos seus educadores, desenvolvido desde 2017, está presente em mais de 80 escolas de todo o país, com evidência de impactos muito significativos nos seus participantes, estando a ser implementado pelo IPAV na Escola Secundária Sá da Bandeira e na EB 2,3 D. João II, durante os anos lectivos 2021/2022 e até Dezembro do ano lectivo 2022/2023.

Leia também...

Educação ambiental para a sustentabilidade no próximo ano lectivo no Cartaxo

Câmara Municipal quer implementar projecto, em parceria com juntas de freguesia, agrupamentos de escolas do concelho e associações de pais e encarregados de educação,…

IPSantarém abre novo ano lectivo com olhos postos nos desafios do futuro (vídeo)

Em 2021, instituição disponibilizou um total de 963 vagas em 19 licenciaturas.

Santarém apoia com 20 mil euros 2.ª edição de curso destinado a jovens com deficiência

A Câmara de Santarém aprovou a atribuição de um apoio financeiro de 20.000 euros à segunda edição do curso Literacia Digital para o Mercado…

Escolas de Santarém comentam início de ano lectivo em discurso directo

Esta semana está a ser marcada pelo regresso às aulas presenciais, previsto entre os dias 14 e 17 de Setembro, na generalidade dos estabelecimentos…