A Câmara Municipal de Santarém está a instalar 150 “caixas-ninhos” identificadas e georreferenciadas, em diversos locais públicos e nos Agrupamentos de Escola do concelho.

Segundo a autarquia, o desenvolvimento do projecto “Santarém Ninhos” está a ser promovido no âmbito do programa Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e enquanto município parceiro no domínio do Projeto Eco-Escolas.

O “Santarém Ninhos” tem o objectivo de promover e desenvolver, junto da comunidade da educativa, processos de consciência ambiental colectiva através da aprendizagem de conhecimento sobre o ciclo de vida das aves.

Neste projecto, os alunos dos Agrupamentos de Escolas do concelho vão constituir equipas, designadas por “guardiões dos ninhos”, que irão acompanhar, através da observação das “caixas-ninhos”, monitorizar o estado e o tipo de ocupação das referidas estruturas, registando numa aplicação mobile todas as etapas de observação.

São parceiros do Município de Santarém na implementação deste projeto os Agrupamentos de Escolas do concelho, a Viver Santarém, a UF da Cidade de Santarém, a ABAE/Eco-Escolas, o CNEMA, a empresa ADESIVO, o WShopping e os munícipes José Freitas, Joaquim Nunes e João Mexia.

Leia também...

Governo quer encerrar central termoeléctrica do Pego em 2022

O Governo quer encerrar a central de produção de electricidade a carvão…

Baixos caudais no Tejo colocam produção agrícola em risco

Os baixos caudais no Tejo estão a colocar em risco a produção…

Câmara do Cartaxo aprova Plano Operacional Municipal

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Cartaxo aprovou…

Voluntariado para limpar a cidade de Tomar na Semana Global pelo Clima

Tomar assinala a Semana Global do Clima a partir de sexta-feira e…