A Câmara Municipal de Santarém está a instalar 150 “caixas-ninhos” identificadas e georreferenciadas, em diversos locais públicos e nos Agrupamentos de Escola do concelho.

Segundo a autarquia, o desenvolvimento do projecto “Santarém Ninhos” está a ser promovido no âmbito do programa Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e enquanto município parceiro no domínio do Projeto Eco-Escolas.

O “Santarém Ninhos” tem o objectivo de promover e desenvolver, junto da comunidade da educativa, processos de consciência ambiental colectiva através da aprendizagem de conhecimento sobre o ciclo de vida das aves.

Neste projecto, os alunos dos Agrupamentos de Escolas do concelho vão constituir equipas, designadas por “guardiões dos ninhos”, que irão acompanhar, através da observação das “caixas-ninhos”, monitorizar o estado e o tipo de ocupação das referidas estruturas, registando numa aplicação mobile todas as etapas de observação.

São parceiros do Município de Santarém na implementação deste projeto os Agrupamentos de Escolas do concelho, a Viver Santarém, a UF da Cidade de Santarém, a ABAE/Eco-Escolas, o CNEMA, a empresa ADESIVO, o WShopping e os munícipes José Freitas, Joaquim Nunes e João Mexia.

Leia também...

Câmara de Tomar anuncia plano de intervenção para desassoreamento do rio Nabão

O município de Tomar anunciou hoje que vai proceder à limpeza e desassoreamento do troço do rio Nabão entre o Açude dos Frades e…

Aguas do Ribatejo investe na reabilitação e ampliação da rede de saneamento em Vale de Cavalos

A empresa Águas do Ribatejo (AR) vai investir cerca de 100 mil euros na ampliação de 700 metros de rede de saneamento para eliminar…

Santarém aposta na tecnologia LED

O Município de Santarém realizou uma intervenção nas infraestruturas eléctricas do Jardim de São Bento, melhorando a operacionalidade e segurança dos equipamentos, num investimento…

Renova não pode impedir acesso à nascente do Almonda

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) afirmou que a Renova “não poderá impedir o acesso à nascente do rio Almonda”, em Torres Novas, frisando…