A Câmara Municipal de Santarém está a instalar 150 “caixas-ninhos” identificadas e georreferenciadas, em diversos locais públicos e nos Agrupamentos de Escola do concelho.

Segundo a autarquia, o desenvolvimento do projecto “Santarém Ninhos” está a ser promovido no âmbito do programa Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e enquanto município parceiro no domínio do Projeto Eco-Escolas.

O “Santarém Ninhos” tem o objectivo de promover e desenvolver, junto da comunidade da educativa, processos de consciência ambiental colectiva através da aprendizagem de conhecimento sobre o ciclo de vida das aves.

PUBLICIDADE

Neste projecto, os alunos dos Agrupamentos de Escolas do concelho vão constituir equipas, designadas por “guardiões dos ninhos”, que irão acompanhar, através da observação das “caixas-ninhos”, monitorizar o estado e o tipo de ocupação das referidas estruturas, registando numa aplicação mobile todas as etapas de observação.

São parceiros do Município de Santarém na implementação deste projeto os Agrupamentos de Escolas do concelho, a Viver Santarém, a UF da Cidade de Santarém, a ABAE/Eco-Escolas, o CNEMA, a empresa ADESIVO, o WShopping e os munícipes José Freitas, Joaquim Nunes e João Mexia.

PUBLICIDADE
Leia também...

Chuva está de regresso e coloca Santarém sob aviso amarelo

A chuva está de regresso ao distrito de Santarém a partir desta…

Aviso amarelo para o distrito de Santarém devido a temperaturas baixas

O tempo frio levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera…

GNR recupera Bufo Real em Almoster

A Equipa de Proteção da Natureza e Ambiente do Destacamento Territorial da…

Bacia hidrográfica do Tejo com 88,5% de armazenamento de água

O Serviço Nacional de informação de recursos hídricos (SNIRH), organismo que monitoriza…